EM 16/10/2013 AS 09:00

5 brincadeiras para crianças pequenas inspiradas no Método Montessori

Olá, mamães!
Muitas de vocês já ouviram falar no Método Montessori, não é? Ele é formado por quatro pilares: um deles é o modo como enxergamos o desenvolvimento infantil, e os outros três percebem a educação como um auxílio à vida dos pequenos.

O mais importante desta prática é deixar as crianças livres para expressar e experimentar novas descobertas. A partir daí, os educadores (pais e professores) percebem melhor a personalidade e o ritmo do baixinho, ou seja, a maneira como ele percebe e responde ao mundo à sua volta.

Para estimular este aprendizado, temos aqui cinco ideias de brincadeiras para fazer em casa com os seus filhos. Estas atividades são superfáceis de preparar e utilizam materiais comuns do nosso dia a dia. Vejam só:

Caixinha de moedas
Para este jogo você vai precisar de um potinho de plástico com tampa e objetos menores que sirvam como moedinhas. Podem ser tampinhas de garrafa ou fichas de plástico. Corte um retângulo na tampa como se fosse um cofrinho. Feche bem o pote e ofereça à criança com as "moedas" numa cestinha ao lado.

Caixinha de palitos
Esta atividade é bem parecida com a anterior, porém desta vez o desafio é maior! ;-) Num outro potinho de plástico, faça alguns furinhos aleatórios na tampa. No lugar das "moedinhas" temos varetas - que também podem ser palitos de churrasco. Para evitar acidentes, remova as pontinhas com um alicate antes de oferecer às crianças. O pote deverá ser maior que os palitos para que todos caibam dentro.

Passando pelo tubo
Outra atividade muito legal é fixar um tubo de papelão numa superfície vertical lisa e entregar bolinhas para a criança jogar dentro. Como as bolas vão entrar por um lado e sair pelo outro, coloque uma cestinha embaixo para que não escapem longe.

A toca das minhoquinhas
Com escorredor de massa e alguns fios de lã as crianças exercitarão o manejo fino ao tentarem passar as linhas pelos furinhos. Experimente também outros tipos de "minhocas" como, por exemplo, canudinhos.

Copie a letra
Esta atividade é para as crianças em fase de alfabetização. Preencha com açúcar refinado uma caixinha de madeira com as laterais um pouco mais baixas. Aí, é só escrever (ou imprimir) uma letra numa folha papel e pedir para a criança copiar na “areia”.

Gostaram? Já ensinaram alguma atividade como estas para os seus filhos? Que outras brincadeiras do Método Montessori vocês conhecem? Deixe o seu comentário! ;-)

Veja também:
Quartos infantis inspirados no Método Montessori

(Adaptado de Hellobee)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO