EM 28/05/2013 AS 08:13

Quartos de criança inspirados no Método Montessori

Olá, mamães!
Vocês já ouviram falar no Método Montessori? Ele foi criado pela italiana Maria Montessori, uma respeitada médica e educadora do início do século. Pode parecer distante, mas até hoje seus ensinamentos são valiosos. Vamos explicar o porquê: no começo, seu trabalho era focado em crianças com retardo mental. Ela percebeu que estes meninos e meninas eram subestimados pela sociedade e por vezes considerados "ineducáveis", mas na verdade, respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhinhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e autonomia. Não demorou muito e esta mesma experiência foi realizada com crianças ditas “normais”, obtendo grande sucesso.
A médica acreditava que a harmonia entre o corpo e o espírito era primordial para o desenvolvimento infantil, e que a educação tinha um papel fundamental neste processo. Por isso, a atividade, a individualidade e a liberdade são os princípios fundamentais deste sistema. Ou seja, a criança deve ser livre para vivenciar novas descobertas, o que acaba influenciando no seu aprendizado.
As escolas foram os primeiros ambientes a adotarem este pensamento. Porém, muitos arquitetos e designers também usam esta metodologia para criar espaços mais estimulantes aos baixinhos. Vejam só alguns exemplos:

A ideia é que estes ambientes sejam adequados para que o bebê se movimente livremente e com segurança. A cama e o colchão são o primeiro passo, depois vem as almofadas e os tapetes, que ajudam a amortecer quedas e deixam o quarto mais estimulante.
Também é muito importante que os objetos estejam ao alcance da criança. Tudo precisa estar dentro do seu campo de visão e para isso, prefira prateleiras baixinhas, armários abertos, bauzinhos... O espelho é outro item indispensável, por ajudar na percepção do próprio corpo e na autoestima do bebê, e deve ficar próximo a caminha.

Com quartinhos tão bonitinhos como estes até dá vontade de fazer umas mudanças em casa, né? Que tal consultar um especialista e deixar o cantinho dos pequenos mais apropriado às suas necessidades? ;-)

(Fontes: Educar Para Crescer, Fresta.net - Imagens: Pinterest)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO