EM 17/05/2018 AS 16:20
A escolha do gato como animal de estimação
Na hora de escolher um animal de estimação, muitas crianças pedem por um gatinho. Apesar dos felinos apresentarem uma personalidade bem diferente dos cães, os gatos também podem se transformar numa companhia incrível para as crianças.
Será que o gato é uma boa escolha? Muitos pais se sentem desconfortáveis em permitir que seus filhos optem por escolher um gato como animal de estimação. É realmente difícil, para quem nunca teve um gato, optar por um gatinho devido a tudo que se fala a respeito deles: a possibilidade de asma e outras alergias para as crianças, do medo que seu gato acabe arranhando seu filho, da possível falta de paciência que um gato possa a vir a ter com seus pequenos. Gatos são mesmo animais agressivos com as crianças? Gatos não são animais agressivos, normalmente eles arranham ou até mordem por estarem se sentindo ameaçados. No entanto, é importante compreender que existe uma grande diferença entre o comportamento dos gatos de raça, fazendo com que algumas raças de gatos sejam realmente muito pacientes e bastante indicadas como pets para crianças. Algumas raças boas para crianças são Abissínio, Maine Coon e o Ragdoll. Os gatos sem raça para adoção também são uma ótima escolha para companhia dos pequenos.
A importância de educar as crianças As crianças precisam de orientação quanto à forma de brincar e cuidar de seu gatinho. Experimente ler sobre os gatos e sobre a importância de ter cuidado com o novo membro da família. Ensine para os pequenos que os gatos são animais de hábitos noturnos e eles frequentemente irão dormir durante o dia. Devido ao biorritmo dos felinos é melhor que as crianças optem em brincar com seus pets no início da noite. Lembre-se que as brincadeiras devem ser rigorosamente supervisionadas. Certifique-se de que as crianças saibam como pegar seu gato com segurança e também assegure que elas aprendam a soltá-lo delicadamente.
Alergia e asma A segunda preocupação mais frequente dos pais em relação aos felinos são os problemas respiratórios nas crianças como alergias e asma. Segundo um estudo publicado na revista médica The Lancet, várias crianças em contato permanente com gatos desenvolveram um tipo de anticorpo que as protege das alergias. O mesmo estudo demonstrou que crianças que não têm gatos, em contato com outras crianças que os tenham (como os colegas de escola), estão em maior risco de contrair essas alergias. Outro estudo realizado na Alemanha, com mais de 8 mil crianças que foram acompanhadas desde que nasceram até aos 6 anos de idade, concluiu que as crianças com gatos ou cães em casa são mais tolerantes ao pó e às alergias inaladas. Uma explicação para os resultados destes estudos pode ser o que os investigadores chamam de hipótese da higiene. Esta teoria defende que as crianças que crescem em ambientes hiper higienizados desenvolvem um sistema imunitário mais frágil, pois praticamente não entram em contato com microrganismos. Fonte: Mundo dos Animais, Guia do Bebê e Blog do Gato