EM 31/01/2019 AS 17:50

Volta às aulas: Como lidar com a rotina novamente?

As férias das crianças estão acabando e vem chegando o período de volta às aulas. Para muitas esse é um momento de alegria, que dá aquele friozinho na barriga de conhecer colegas e professores novos. Já para outras esse é um momento difícil. A mudança de rotina pode trazer medo e insegurança neles, afinal, são muitas novidades. Pensando nessa fase de transição e readaptação à rotina escolar, trouxemos algumas dicas para tornar esse momento mais tranquilo para elas.

Confira no blog de hoje! ;)

1- Incentive a criança

Lembra que postamos no blog outro dia sobre economizar na hora de comprar o material escolar? (link) Então, agora com todo o material comprado, anime a criança mostrando os materiais dela e dizendo que irá utilizar na escola para fazer os trabalhos com os coleguinhas. Tem uma grande chance da criança ficar animada e se sentir pronta para começar a usar tudo!

2- Defina horários já nas férias

Nas férias é comum que a rotina fique um pouco desregulada. Acordar e dormir tarde, sem hora exata para comer, tomar banho e brincar. Por isso o ideal é que antes das férias terminarem volte um pouco à rotina, assim a transição para os horários letivos será feita de forma gradual, ajudando na aprendizagem, memorização e disposição.

3- Sem corre-corre

Acordar cedo já é um processo lento com a criança. Imagina então se estiver atrasado?! Acordar, escovar os dentes, comer, arrumar o material… fazer tudo isso de forma apressada, acaba atrapalhando e até gerando um estresse de ambos os lados. Faça o seguinte, deixe o material do seu filho (a) separado e organizado na noite anterior, se puder, faça isso com suas coisas também, como as roupas que irá utilizar. No dia seguinte, acorde antes da criança, assim você poderá fazer as suas coisas com calma e depois poderá se dedicar apenas a ela.

4- Mudanças

Seu filho irá estudar em uma nova escola? Esteja junto dele em todo o momento! No primeiro dia de aula, vá até a escola e apresente o novo professor, mostre os novos colegas e ensine que conhecer novas pessoas é muito bom e divertido. No final do dia, pergunte sobre os professores e os coleguinhas, pergunte sobre o que fizeram ao longo da aula e do que ele mais gostou. Com o tempo ele se sentirá seguro e feliz!

5- Não esqueça do lazer

A vida não é feita só de finais de semana. Não é porque as férias terminaram que vocês não possam fazer coisas divertidas. Ensine a criança que ela precisa se dedicar todos os dias nas aulas, nos trabalhos e nas tarefas.

Quando o estudo está em dia, porque não se divertir um pouquinho? A alegria é a chave certa para a motivação, deixe espaço na rotina para brincar, ver filmes, ir ao cinema e até ir em casa de coleguinhas. Você vai ver como essas atividades farão muito bem para ela! ;)

Anotou as dicas? Agora você e seu filho (a) estão prontos para encarar mais essa etapa da vida! :)

Boas aulas!


comments powered by Disqus


COLEÇÃO