EM 17/05/2021 AS 16:09

Você já curtiu seus filhos hoje?

As melhores lembranças que temos da infância são os momentos gostosos que passamos em família, e nem precisa ser nada muito elaborado: às vezes, aquela tarde chuvosa jogando Banco Imobiliário e comendo pão de queijo é a memória que fica para sempre em nossos corações. Hoje, vamos falar sobre a importância de passar um tempo de qualidade com a criançada!

Dedique-se ao seu filho!
Sabe quando você está com alguém, mas a outra pessoa não está com você? Você fala e a pessoa não demonstra interesse ou fica olhando pro celular, ou vocês estão assistindo TV juntos e a outra pessoa se mostra perdida ou entediada quando você faz um comentário sobre o programa. É uma situação bem chata, né? E se é desconfortável para nós, imagina para as crianças, que vivem intensamente cada pequeno ato da vida e ainda não entendem alguns sentimentos!
Quando seu filho manifesta comportamentos de insegurança, como querer dormir com você, ter muita necessidade de chamar a sua atenção, demonstrar medo ou agressividade, talvez a qualidade do tempo que você dedica a ele atualmente não esteja sendo o suficiente. As crianças têm muitas necessidades, e várias delas (amor, atenção, segurança, etc.) podem ser saciadas por você ao passar um tempo se dedicando a ela.
Lembre-se de que passar tempo juntos é importante sim, mas fundamental mesmo é que a criança perceba a sua dedicação, perceba que você largou tudo para estar com ela ou que está experimentando algo novo (como assistir desenhos, por exemplo) só para vê-la feliz e fazer parte do seu mundinho.
Dicas de como curtir um tempinho com a criançada
Mais do que ter muito tempo livre, o importante é fazer valer cada momento, mesmo que não sejam muitos. Olha só algumas dicas simples para você se inspirar e adaptar às rotinas da sua família:
Momento da família: Separe um dia ou um momento específico na semana só para fazer alguma atividade em conjunto com a criançada. Em casa, dá para fazer sessões de cinema bem caprichadas, com filmes divertidos, muita pipoca e almofadas fofas, ou criar um karaoke doméstico, ou fazer uma gincana pela casa, etc. Os mais ativos e aventureiros podem criar “a tarde da bike no parque” ou acampar no jardim toda sexta-feira à noite para celebrar a chegada do fim de semana – o limite é a sua criatividade! Deixe que as crianças dêem ideias e escolham o que fazer também, assim sentirão ainda mais a sua confiança nelas!
Criem algo juntos! Uma ótima ideia para curtir um tempo juntos é criar algo em família, como a decoração de um novo espaço para os brinquedos, por exemplo, com detalhes coloridos e toda a personalidade do seu pequeno. Vocês podem pintar uma quadra improvisada para jogar basquete no quintal, construir uma cidade inteira no chão da sala com blocos de montar, assar uma fornada de biscoitos com uma receita nova da internet, completar um álbum de figurinhas – as opções são infinitas, e o laço de amizade e parceria estabelecido por esse momento também! Aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre os gostos do seu filho e ensiná-lo sobre a importância de começar e terminar alguma coisa – sem contar que imaginar, pintar, colar, construir, organizar e depois ver o trabalho pronto, com a colaboração de todos, traz uma sensação maravilhosa de união e dever cumprido!
Uma refeição juntos: Tente fazer pelo menos uma refeição diária junto com seus filhos. Café da manhã, almoço ou jantar, o que importa é o momento de sentar à mesa em família, um hábito super saudável. Será uma boa oportunidade para todos conversarem e compartilharem coisas sobre o seu dia. Estimule seu filho a conversar sobre como está sendo o dia, se descobriu algo divertido, do que brincou e o que pretende fazer a seguir. Permita-se também falar sobre a sua rotina, compartilhe os momentos marcantes e deixe que seu filho te conheça melhor, será algo bom para você também.
Somos família, vamos nos conhecer melhor!
Você sabe o que seus filhos assistem na TV? E eles, sabem o que você assiste? Essa é uma pergunta simples para a gente entender que, na verdade, as famílias estão precisando muito se conhecer melhor. A correria tem permitido cada vez menos aos pais e filhos compartilharem gostos, histórias e experiências, e isso pode ser prejudicial para toda a harmonia e cumplicidade que deve haver em uma família.
Partindo da pergunta ali acima: que tal aproveitar esse momento em que estamos mais em casa para desacelerar, sentar ao lado do seu filho no sofá e conhecer seus personagens favoritos? Entre no mundo das crianças, veja com eles as animações que estão na moda, entenda por que seu filho é apaixonado por dinossauros ou por que sua filha fala inglês melhor do que você. Mostre a ele os desenhos que você assistia e os gibis que lia quando era criança, descubram gostos em comum, criem vínculos – é isso que realmente significa a qualidade do tempo juntos.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO