EM 04/06/2021 AS 12:00

Vamos cuidar melhor do Meio Ambiente!

Sabia que dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente? A data existe desde 1974 e foi criada para a gente conversar especialmente sobre os assuntos relacionados ao bem-estar do mundo em que vivemos, temas como mudanças climáticas, reciclagem, desmatamento e tecnologia ambiental.

Como surgiu o Dia do Meio Ambiente?
A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1974.
Essa reunião aconteceu porque, já naquela época, muitos países estavam preocupados com o uso sustentável dos recursos naturais. Então, além da data simbólica definida para dar mais atenção a esse tema, quem participou do encontro também se comprometeu com vários propósitos e princípios definidos para orientar a população de seus países sobre a importância de preservar a natureza. Algumas dessas orientações seguem até hoje; outras vão sendo aperfeiçoadas conforme a necessidade de cada momento nas Conferências do Clima e outros encontros internacionais.
Tarefas simples para o bem de todos!
Preservar a natureza e viver de forma mais sustentável não é tão difícil quanto parece; basta se comprometer e se acostumar. Você pode começar assim:
Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
Reaproveite e recicle tudo o que puder;
Não desperdice alimentos;
Economize água e energia;
Evite hábitos consumistas, dando prioridade ao que for necessário;
Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental.
Ensine às crianças sobre a importância de cada um fazer a sua parte, pelo bem do planeta e do futuro de todos!
Uma horta em casa!
Uma ótima ideia para preservar o meio ambiente, comer alimentos mais saudáveis sem gastar quase nada e ainda ter momentos inesquecíveis de diversão e aprendizado com as crianças é criar uma horta em família para todos ajudarem a cuidar!
Mesmo que você não tenha um quintal grandão, dá para fazer uma pequena horta dentro de casa mesmo, usando espaços em janelas ou aquele cantinho fresquinho da varanda. Utilize vasos para o plantio de tomate, manjericão, cebolinha, salsa e cenoura, por exemplo. As crianças vão adorar a experiência de cuidar das plantinhas e acompanhar seu desenvolvimento, além de poderem consumir os alimentos que elas mesmas plantaram!
Ensinar o pequeno a regar os vasinhos, acompanhar o crescimento das plantas e respeitar o meio ambiente é uma forma simples e lúdica de desenvolver sua responsabilidade, sensibilidade e consciência de mundo enquanto ele aprende sobre a natureza!
Proteger a natureza é essencial para a vida!
O que seria de nós sem a água? Como iríamos respirar sem o ar limpo gerado pelas árvores? Como teríamos comida na mesa sem a terra fértil necessária para cultivar alimentos e criar animais? Esses tesouros não são infinitos, dependem do nosso cuidado e uso sustentável para se manterem próprios para uso. O Dia Mundial do Meio Ambiente existe para que possamos pensar mais sobre isso, conversar sobre o tema para criarmos soluções criativas e sustentáveis, ensinar aos pequenos sobre a importância de preservar o meio em que vivemos e também para cada um se comprometer a sua parte, cuidando melhor do seu bairro, sua rua e seu lar!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO