EM 08/10/2019 AS 11:55

Vamos celebrar o Dia das Crianças!

Junto com o Natal e o dia do aniversário, Dia das Crianças é uma das datas mais aguardadas pelos pequenos; é um dia inteirinho dedicado a eles, onde brincar e sonhar nunca é demais! Mas o dia 12 de outubro é importante para todos, porque celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante essa fase da vida.

A origem do Dia das Crianças
No dia 12 de outubro de 1923, o Brasil sediou o Congresso Sul-Americano da Criança, onde foram discutidas várias questões importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Um político notou que muita gente se interessou pelo tema na época e propôs uma lei de que 12 de outubro seria o Dia das Crianças no Brasil.
Mas a data custou a pegar; não era feriado e ninguém se importava muito com ela. Só nos anos 1950, depois de uma grande campanha publicitária entre várias empresas de produtos infantis, surgiu o Dia das Crianças como conhecemos hoje. O feriado brasileiro de 12 de outubro, porém, não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A data foi criada em 1980 por causa de Nossa Senhora Aparecida, a santa católica considerada padroeira do Brasil.
O Dia das Crianças em outros países
Vários lugares ao redor do mundo também celebram o Dia das Crianças, mas em outras datas.
Dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança, porque foi nesse dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. França, Inglaterra, Canadá e muitos outros países celebram essa data. Mas há vários exemplos diferentes. Em Portugal, as crianças são homenageadas dia 1º de junho. A Austrália adotou a última quarta-feira de outubro. Na Argentina, é o segundo domingo de agosto (que, no Brasil, é o Dia dos Pais!).
O calendário mais curioso é o do Japão, que tem uma data para meninas (3 de março) e outra para meninos (5 de maio).
Celebre a data com a criançada!
É muito fácil comemorar o Dia das Crianças, basta pensar como uma! Os pequenos adoram tudo o que tem a ver com diversão, então, como o dia é deles, tente conversar e deixar a escolha do que fazer em suas mãos.
Como as crianças se empolgam e se interessam por muitas coisas, podem ter alguma dificuldade na hora de decidir, e aí sim você pode ajudar! Ofereça opções como um passeio ao ar livre, com a opção de realizarem um piquenique com lanches e comidas que as crianças gostam. Outra ideia é levar os pequenos ao cinema para assistirem a um filme que queiram muito. Pipoca, refrigerante e doces costumam ser uma boa forma de celebrar. Caso as crianças não queiram sair, não tem problema! Dá para transformar a casa em um grande campo de brincadeiras, criando, com a imaginação de todos, atividades que podem durar o dia todo!
Seja qual for o plano para o Dia das Crianças, aproveite essa data com seu filho, não só oferecendo presentes, mas também com passeios, atividades ou momentos especiais em família! Lembre-se que o importante é a criançada se divertir e aproveitar o melhor da infância!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO