EM 30/04/2021 AS 14:21

Vamos brincar mais! Jogos e brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil

Toda criança adora brincar! É nesse momento que ela se diverte, solta a imaginação, conhece coisas e situações novas, interage com outras crianças e com o mundinho à sua volta. Mas, além de todos esses pontos, a brincadeira também é importante para várias áreas do desenvolvimento dos pequenos. No post de hoje, falamos um pouco mais sobre isso.

Brincar é um direito das crianças!

Você sabia que as brincadeiras são tão importantes para o desenvolvimento dos pequenos que o ato de brincar é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um direito universal das crianças?

Com as brincadeiras, a criança estimula e desenvolve várias habilidades básicas relacionadas ao desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional, afinal, muitas delas estimulam fortemente a criatividade ou são pequenas simulações da vida adulta, como as brincadeiras envolvendo profissões. Na aprendizagem, brincar ajuda no desenvolvimento da concentração, nas interações sociais, no raciocínio e na coordenação motora.

Brincadeiras para estimular a criançada

Pode não parecer, mas aquelas brincadeiras simples do dia-a-dia são ótimas para impulsionar o desenvolvimento das crianças, e por isso devem ser sempre incentivadas! Lembre-se apenas de que as brincadeiras devem ser divertidas, agradáveis, sem metas definidas, espontâneas e imaginativas. Confira algumas ideias:

Quebra-cabeças e blocos de montar: Brincar com blocos e quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento do pensamento espacial, raciocínio lógico, coordenação e reconhecimento de formas, tamanhos e cores. A brincadeira também ensina sobre perseverança (não desista do seu projeto ao primeiro erro!) e a lidar com a sensação de satisfação, afinal, é incrível olhar para aquela cidade inteira de blocos no chão da sala!

Desenho e pintura: Brincadeiras que envolvem tintas e desenho estimulam a percepção sensorial, o desenvolvimento da expressão e também habilidades que preparam para a escrita, como segurar um pincel ou corrigir pequenos erros no desenho. Além disso, as crianças aprendem sobre cores, misturas e organização, sendo responsáveis pela própria bagunça.

Caixa de papelão: Uma simples caixa de papelão é um dos convites mais incríveis para brincar. Ela pode ser uma casa, um carro, um foguete, que tal um lar para seus bonecos? Ofereça pedaços de tecido, almofadas, lençóis, tintas e outros objetos que encontrar em casa e deixe a criançada explorar seu mundo de imaginação!

Massinha: A massinha, além de ser uma brincadeira divertida, ajuda na aprendizagem e preparação para a escrita, pois fortalece os músculos das mãos e dedos. Também estimula o desenvolvimento das habilidades motoras finas e a criatividade. Uma ideia legal é fornecer aos pequenos outros materiais, como palitos e botões, para estimular ainda mais o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Jogos de tabuleiro: Queridinhos dos dias de chuva, os jogos de tabuleiro são divertidos e favorecem a aprendizagem dos números, cores, formas e fonética, além de ensinarem as crianças a compartilhar, saber ganhar e perder e esperar a sua vez.

Dançar, cantar e tocar instrumentos: O canto e a música ajudam a desenvolver conceitos matemáticos básicos (como a contagem), a linguagem, o vocabulário e a memória, começando a formar a base das habilidades de alfabetização. Além disso, as crianças desenvolvem ritmo, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades auditivas. A dança, por sua vez, ajuda a criança a desenvolver força física, coordenação, flexibilidade e concentração.

Fantasias: Forneça fantasias, roupas e adereços para os pequenos e deixe a imaginação deles correr solta! As crianças adoram se fantasiar, interpretar personagens, e essa brincadeira estimula a imaginação, além de estimular a interação social e permitir que experimentem um gostinho do mundo adulto. Outra habilidade desenvolvida é a do autocuidado, pois as crianças aprendem a se vestir, brincando! Assim, datas como o Carnaval e o Halloween, em que as pessoas geralmente se fantasiam, se tornarão ainda mais especiais.

Correr e pular: As crianças pequenas não param quietas, manter-se em movimento faz parte delas. Assim, sempre vale a pena oferecer pequenos desafios, desde que seguros e adequados à idade. Um bom exemplo são as pistas com pneus, bambolês, túneis improvisados, etc., formando circuitos para elas percorrerem correndo e saltando! Será um momento super divertido para elas, e a atividade ajuda a aumentar a autoconfiança, desenvolve a capacidade de assumir riscos e as habilidades físicas e motoras.

Faz-de-conta: Quase todas as brincadeiras estimulam a imaginação, mas algumas são propostas especialmente para isso! Experimente deixar seu pequeno com objetos diferentes e veja como ele transforma tudo em brincadeira de faz-de-conta. Além de desenvolver a criatividade, que é super importante para o aprendizado, brincar de faz-de-conta estimula na criança um senso de identidade e ajuda a compreender o mundo ao seu redor.

E aí, que tal se desligar um pouco da tecnologia e brincar com seu filho hoje? Além de toda a importância que já citamos, será muito legal criar e manter esse vínculo com ele; com certeza, os momentos de brincadeiras de vocês vão gerar boas histórias, lembranças inesquecíveis e também aliviar o estresse do seu dia!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO