EM 09/07/2021 AS 08:14

Vai ser mamãe pela primeira vez? Calma!

Pela primeira vez, você descobriu que está grávida, que vai ter a honra de gerar uma nova vida! A primeira sensação é a euforia pela novidade, mas logo ela passa e começam as preocupações. Como devo agir? Preciso mudar minha rotina? E quando meu corpo começar a mudar? Que exames devo fazer?

Nesse momento de incertezas, o importante é manter a calma, buscar apoio nas pessoas que você ama e resolver uma questão de cada vez. E, para ajudar, separamos algumas dicas especiais para tranquilizar as mães de primeira viagem. Olha só:

Planeje o momento do parto! O nascimento do seu primeiro filho será um momento meio assustador, mas também muito importante; por isso, você deve cuidar para que ele ocorra de acordo com as suas preferências. Há mulheres que se sentem mais seguras em dar à luz no hospital, enquanto outras preferem fazê-lo da forma mais natural possível e em casa, por exemplo. Faça pesquisas, converse com médicos e com outras mamães, até se sentir o mais segura possível!

Não tenha medo de parecer insegura! Você está experimentando muitas sensações novas, então é normal sentir-se insegura sobre todos os cuidados e preocupações que chegam junto com o bebê – mas, calma: tenha a certeza de que isso passa, e é só a primeira de muitas fases que você e seu pequeno vão experimentar juntos. Por mais que pareça estranho, procure aproveitar todas as descobertas da primeira gestação e tirar o máximo possível de boas lições e lembranças felizes!

Conte com a boa e velha lista de compras! A dica de ouro é não sair comprando tudo o que vê pela frente, mesmo que montar o enxoval do bebê seja divertido e empolgante. Há várias listas na internet com itens realmente necessários, desde roupas e acessórios até itens de higiene, berços, carrinhos etc., tudo para você se guiar. Vá comprando aos pouquinhos, conforme o seu orçamento e necessidade, e não tenha vergonha de aceitar presentes dos amigos e parentes que estão se alegrando junto com você. Ah, procure ter a maioria das compras feitas até o sétimo mês da gestação, para o caso de o pequenino te fazer uma surpresa e resolver nascer antes, né?

Visite médicos e maternidades desde o começo. Faça uma lista com os obstetras, pediatras e maternidades disponíveis e comece a visitar os contatos para definir suas preferências. Por ser a primeira vez, talvez você não saiba exatamente o que está procurando, mas, justamente por isso, conhecer várias opções desde o início da gestação vai te ajudar a decidir, além de manter seu acompanhamento médico em dia e manter sua mente focada!
Maternidade não é uma ciência exata! Não existe certo e errado quando se trata de gravidez, principalmente quando é a primeira vez. O programa de exercícios, meditação ou posição de dormir que deu certo com a sua amiga pode não funcionar com você, e está tudo bem! Cada pessoa, cada situação é diferente, e existe apenas o que é adequado ou não para cada caso. O importante aqui é nunca julgar as escolhas das outras mães, assim como você não quer ser julgada pelas suas escolhas.
Bebês choram sim, e não é pouco! O excesso de choro do pequeno provavelmente vai te preocupar no início, afinal, você sabe que aquela pequena vida depende de você para crescer com saúde e alegria – mas lembre-se de que chorar é a ferramenta mais eficiente do bebê para se comunicar com você, e é por isso que ele vai fazer uso dela todos os dias e muitas vezes ao dia. Com o tempo, você aprende a identificar se ele está com fome, com sono, se precisa ser trocado ou se está incomodado com algo. Até lá, seja beeem paciente e busque sempre observar os padrões de comportamento dele para chegar às conclusões.
Procure manter-se feliz e relaxada!
Quase todas as nossas preocupações só se tornam problemas reais quando são incentivadas pela nossa mente – ou seja: leve a vida com mais otimismo e tranquilidade!
Se preferir, você pode praticar técnicas de meditação ou respiração coordenada para controlar as emoções, mas o importante é criar um ambiente leve e positivo em torno de si. Permita-se rir mais, alimente-se bem, durma bem, fuja de conteúdos da mídia que inspirem tristeza e negatividade (como acompanhar obsessivamente casos de assassinato ou crimes violentos), respire o ar puro em contato com a natureza, tire um tempinho para cuidar de você... buscar esse equilíbrio fará bem para você, para sua saúde física e mental, além de passar mais confiança para o seu pequenino, pois você estará mais tranquila quando estiver com ele.
Sabemos que a primeira gravidez e os primeiros momentos da maternidade são assustadores e que os hormônios estão à flor da pele, mas procure equilibrar seus pensamentos e ações, contando com as pessoas que você ama para garantirem momentos de risadas e diversão em meio a esse caos. Pode ter certeza de que o amor do seu filhote será a melhor recompensa por todo esse período de dedicação e adaptação, e tudo vai valer a pena quando mãe e filho encontrarem a paz no abraço um do outro!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO