EM 19/04/2021 AS 15:13

Vacinação infantil: é melhor prevenir do que remediar!

Nos dias de hoje, um dos assuntos mais comentados pelas pessoas é a importância da vacinação para gerar imunidade coletiva e, assim, erradicar doenças. Então, para manter você bem informado, hoje vamos conversar um pouco sobre a importância de cumprir o calendário de vacinação para os pequenos, afinal, é durante a infância que tomamos a maioria das vacinas, esse tema é super importante e não pode ser deixado de lado!

Afinal, como a vacina age em nós?
A vacina é uma forma de prevenir o sistema de defesa do nosso corpo contra doenças, ou seja, precisa ser aplicada antes de o problema acontecer. Ela é formada por várias substâncias que, ao entrarem em contato com o corpo, estimulam uma reação protetora natural (chamada de anticorpos) que defende nosso organismo das doenças causadas por determinados vírus e bactérias. Se a pessoa está vacinada, o corpo aciona essa defesa antes de o perigo nos fazer algum mal.
A importância de manter a vacinação em dia
Você já notou que algumas doenças “antigas” estão voltando a aparecer e preocupar as pessoas? O sarampo e a febre amarela são bons exemplos de doenças causadas por vírus, que podem ser transmitidas para outras pessoas se o organismo não estiver protegido contra elas.
Por isso é tão importante manter a carteira de vacinação em dia, e, para as crianças, é ainda mais fundamental, já que as defesas dos seus pequenos corpos ainda estão se formando e não têm a mesma força das nossas.
Não cumprir o calendário de vacinação da criança pode expor seu fiho a muitas doenças graves, por isso a vacinação é essencial durante os primeiros anos de vida, para proteger os pequenos e garantir a eles um crescimento saudável e feliz!
As principais vacinas para seu filho ter uma infância mais saudável
É quando somos crianças que o nosso corpo mais cresce e se desenvolve, mas também é nessa época que ele fica mais vulnerável a todo tipo de problemas e doenças, por isso a maioria das vacinas é aplicada na infância. Confira as principais e sua importância para os pequenos:
Hepatite tipo A: protege contra a hepatite, um vírus transmitido pela água ou alimentos contaminados, ou em casos de higienização inadequada das mãos e dos talheres.
Hepatite tipo B: injeção intramuscular para todos os recém-nascidos, protege contra um vírus que provoca mal-estar, febre, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas e aversão a alguns alimentos. A hepatite tipo B é um problema grave, que pode se tornar crônico, e que, na vida adulta, pode até causar câncer de fígado.
Vacina pentavalente: aplicada em três doses, ela protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite tipo B.
Febre Amarela: injeção para crianças e adultos que estiverem ou forem para regiões onde há casos da doença em humanos. A febre amarela é uma doença bem grave, que se caracteriza por febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vários outros sintomas.
BCG: logo ao nascer, toda criança deve receber essa injeção, que protege contra formas graves de tuberculose.
Vacina Poliomielite 1, 2 e 3: por via oral e injeção, deve ser aplicada em todas as crianças para proteger contra a paralisia infantil.
Tríplice viral: protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
Vacina oral de rotavírus humano (VORH): aplicada em duas doses, ela combate a diarreia provocada por um micro-organismo conhecido como “rotavírus”.
Vacinar seu filho é um direito seu!
Quase todas as vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS, basta ir a um posto de saúde e solicitar. Para os recém-nascidos, existe o calendário de vacinação infantil, orientando quando e quais doses tomar. O pediatra do seu filho pode ajudar você a cumprir esses prazos certinho, e hoje existem até aplicativos de smartphone com lembretes e várias informações sobre cada vacina que seu pequeno deve tomar.
Algumas variedades de vacinas não constam como obrigatórias e, por isso, não são oferecidas pelo governo, mas basta conversar com o pediatra para saber onde as doses podem ser aplicadas.
Mas, e você? Qual foi a última vacina que você tomou? Lembre-se de que manter as vacinas em dia é importante em qualquer idade, e existem vacinas essenciais também para os adultos! Portanto, fique sempre atento, mantenha em dia sua saúde e seja um bom exemplo para o seu filho!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO