EM 16/09/2019 AS 14:59

Um jardim em casa para todos cuidarem juntos!

A primavera está chegando, e aproximar as crianças da natureza é sempre uma tarefa divertida e educativa. Para tornar essa experiência ainda melhor, que tal planejar um jardim em casa, com elementos exclusivos aos pequenos, aproximando-os do meio ambiente desde cedo? Confira dicas para manter um jardim em casa, no apartamento ou em outro ambiente e como cuidar dele com a ajuda da criançada!

COMO PLANEJAR O MELHOR JARDIM?
Escolha um espaço sem grande circulação de pessoas para maior preservação das suas plantas. Observe o espaço para entender quanto sol o ambiente recebe durante o dia. Se o local escolhido for mais sombreado, não se preocupe. Flores como amarílis, anêmonas, tulipas e violetas preferem ambientes mais frescos. Já os jardins com abundância de sol podem cultivar azáleas, cactos, lavandas, melissas, rosas, tomates, entre outros.
Cada tipo de planta para jardim exige uma quantidade diferente de água e de sol. Os cactos, por exemplo, não necessitam de muita rega, enquanto as flores copo-de-leite se comportam melhor em lugares úmidos. A melhor hora para regar as plantas para jardim é durante a manhã e procure sempre molhá-las próximas ao solo, para uma melhor absorção.
COMO ESCOLHER AS PLANTAS IDEAIS?
Para canteiros: as espécies chamadas de “forrações” são excelentes para decorar vasos e canteiros. Tostão, hera, grama-amendoim e perpétua são boas opções.
Para muros e paredes: as trepadeiras criam pontos de destaque no jardim ao revestirem os muros; já as plantas pendentes, como samambaias, véus-de-noiva e rendas-portuguesas ficam lindas em painéis verticais.
Para criar profundidade: nenhum jardim está completo sem arbustos, ideais para compor o ambiente e fornecer volume; as melhores espécies são buxinho, murta e alfazema.
Para áreas com sombra: em áreas com pouca luz, plantas que se adaptam bem são tulipas, violetas, amarílis e algumas espécies de hortênsias.
Inicie o seu cultivo de plantas em um jardim pequeno, pois fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento delas. Além disso, tente não fazer experimentos. Conheça as necessidades da planta e do local para evitar que elas morram. Por fim, busque plantas das quais você gosta ou que sempre quis ter. Isso faz com que você se motive mais a cuidar do espaço.
AS CRIANÇAS QUEREM AJUDAR! MAS, ATENÇÃO:
Qual é a idade dos pequenos?
Os mais novos precisam de mais supervisão e, por isso, é ideal que a área destinada a eles no jardim seja mais próxima da casa, visível o suficiente para que os pais possam observá-los mesmo que estejam realizando outras tarefas. Já os mais velhos costumam preferir privacidade, portanto, um cantinho mais reservado pode ser ideal para eles sentirem que aquele jardim realmente lhes pertence. Lembre-se de manter esses espaços distantes das ruas e calçadas.
A grama precisa ser resistente!
Você sabia que existem diferentes tipos de grama? Um jardim de casa com crianças precisa de uma variedade mais resistente ou que cresça rápido, suportando as constantes brincadeiras da criançada e dos pets, se a família possuir.
Já pensou em uma casa de clubinho?
Qual criança nunca quis ter seu próprio clubinho secreto? Casinhas de madeira, do tipo casa na árvore, são uma ótima adição ao jardim e serão uma lembrança querida durante o crescimento. Elas também podem ser temáticas: que tal construí-las elevadas, com um escorregador, ou baseada nos livros lidos na hora de dormir, como cabanas na floresta dos contos de fada?
Plantas a se evitar
Quando crianças e animais de estimação entram na jogada, é preciso prestar atenção em tudo! Passe longe de espécies que possuem espinhos e folhas pontudas, que podem machucar a pele dos pequenos. Ao adquirir novas plantas, pergunte sempre se as flores e árvores plantadas são seguras para todos – pois mesmo as variedades que pensamos ser inofensivas, como oleandro e muitos tipos de lírios, devem ser evitadas. Algumas delas também atraem mais mosquitos, como as bromélias.
Incentive as crianças a cuidarem do jardim. Ou, melhor ainda, façam isso juntos – uma atividade em família! Ensine o pequeno a regar o jardim, acompanhar o crescimento das plantas e respeitar o meio ambiente. Enquanto se diverte aprendendo sobre a natureza, ele desenvolve sua responsabilidade, sensibilidade e consciência de mundo!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO