EM 01/01/2021 AS 11:54

Tudo vezes dois: como se organizar para cuidar de gêmeos

A chegada de um bebê é um momento super especial, que mexe com a casa toda, desde a aquisição de móveis novos, roupas, brinquedos, fraldas, etc. até a rotina da família, que precisa ser adaptada às novas necessidades. E quando chegam DOIS bebês? No começo, bate um desespero, né? Então, se liga nas dicas para manter tudo em ordem por aí, mesmo com dois pequeninos fazendo bagunça ao mesmo tempo!

Estabeleça um cronograma
Mesmo sendo bebês, os pequenos se comportam melhor quando percebem a existência de uma rotina, porque eles já saberão o que esperar para vários momentos do dia, e isso dá a eles mais conforto e segurança.
No caso de gêmeos, criar uma lista de tarefas com a rotina de cada bebê ajuda na organização e evita confusão entre as crianças. Se os dois forem acostumados desde cedo a fazerem as mesmas atividades no mesmo período, será mais fácil se ajustarem a novas rotinas no futuro.
Seja com a ajuda de aplicativos, lembretes na geladeira ou em um caderninho, vale montar um esquema semanal com os horários de amamentação, dos contatos com o sol, das sonecas, dos banhos, das consultas médicas e tudo o mais relacionado aos pequenos.
Faça com que os filhos gêmeos se acostumem a dividir espaços
A interação entre irmãos facilita a rotina, e também estimula a formação de um vínculo entre eles, que pode durar por toda a vida, afinal, eles vão crescer juntos e viver várias experiências semelhantes. Defina momentos para que os dois fiquem juntos em casa, na hora da brincadeira, da troca de fraldas ou até no banho – desde que você possa contar com a ajuda de outro adulto.
Colocá-los no mesmo berço durante o dia, com supervisão, também pode ser uma boa ideia para promover a interação entre os pequeninos. Para fazer isso à noite, porém, é fundamental consultar o pediatra antes, pois não há um consenso médico sobre essa atitude, além de ser algo que exige segurança e confiança por parte dos pais.
Procure a melhor forma de amamentá-los
Não existe uma regra sobre isso: a amamentação deve ser feita seguindo o esquema que funcionar melhor para a mãe e seus filhos. Algumas alimentam os dois ao mesmo tempo, enquanto outras preferem alimentar um após o outro. Alguns bebês gostam de mamar sempre no mesmo peito, por exemplo, e outros, alternam. Apenas é importante estar atenta ao caso de um gêmeo ser menor que o outro, para, nesse caso, tentar oferecer-lhe leite por mais tempo.
Muitas mães temem que a quantidade de leite não seja suficiente para duas crianças, mas, em geral, a mulher costuma gerar o bastante para alimentar os dois. A produção depende da sucção: basicamente, quanto mais os bebês mamam, maior deve ser a quantidade de leite produzido. Por isso, nunca suspenda um dos momentos de amamentação para 'economizar' o leite, pois isso não é necessário, pode fazer com que as mamas produzam menos e ainda pode prejudicar a criança, que receberá menos nutrientes do que o necessário.
Observe e respeite as particularidades de cada um
Um dos maiores dilemas dos pais de gêmeos é identificar as diferenças entre eles e tratar cada um como um, em vez de uma cópia do irmão. Tenha em mente que, embora eles sejam bebês, ainda aprendendo sobre o mundo fora da barriga da mamãe, os dois serão sempre diferentes um do outro. Um pode ser mais chorão e outro mais calmo, um mais extrovertido e outro mais fechado, e assim por diante. Com o tempo, a personalidade dos pequenos vai aparecendo de forma mais evidente; cabe aos pais e familiares evitar comparações entre os irmãos e prestar atenção nessas diferenças, respeitando e estimulando a individualidade de cada um.
Por fim, peça e aceite ajuda!
A rotina de cuidados com dois recém-nascidos exige ajuda de familiares e pessoas próximas para a realização de tarefas básicas, como a limpeza da casa, lavar louça, ir ao mercado ou até mesmo dar algumas horas de descanso para os pais, afinal, eles merecem!
Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda; todos sabem que, nos primeiros meses de vida, os bebês demandam muita atenção e energia – principalmente se forem dois! –, e com certeza alguém vai se prontificar a ajudar você com o que precisar, para que todos passem por esse processo de adaptação da melhor forma possível!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO