EM 01/03/2021 AS 10:37

Tudo o que você precisa saber sobre os bebês high need

Você, que tem um recém-nascido em casa e acompanha as novidades em estudos sobre bebês, já deve ter ouvido falar no termo “bebê high need”. Agora é hora de saber um pouco mais sobre eles, como identificá-los e como lidar com suas necessidades.

Afinal, o que é um ‘bebê high need”?
Em uma tradução livre, podemos entender melhor o conceito como “bebê de altas necessidades”, referindo-se aos bebês que podem ser mais exigentes do que a maioria, derrubando o conceito de criança “mimada” e aceitando que simplesmente alguns pequeninos podem demandar muito mais atenção e cuidados dos pais.
O termo foi criado por William Sears, famoso pediatra estadunidense que é autor e co-autor de vários livros sobre paternidade. Presença comum em programas de TV para falar sobre o tema, ele costuma participar deles usando o nome de “Dr. Bill”. O nome high need vem se popularizando, por gerar identificação e ajudar os pais a lidarem melhor com as altas necessidades dos seus filhos.
É importante ressaltar que o termo é usado apenas para descrever bebês que se enquadram nessas características, mas que não há um diagnóstico médico para high need.
Como saber se seu filho é um bebê high need?
Há várias características que podem ser observadas para identificar se seu pequeno pode ser considerado um bebê high need:
Alta demanda: ele quer tudo do jeito dele e agora.
Acorda o tempo todo: ele tem dificuldade para adormecer e acorda de hora em hora.
Insatisfeito: não importa o quanto você se esforce, o bebê high need parece estar sempre insatisfeito!
Imprevisível: o que funcionava ontem, já não funciona hoje. Ele não consegue criar hábitos e tem mudanças extremas de humor.
Super sensível: este bebê está sempre alerta ao ambiente ao seu redor. Se entedia, chora ou acorda ao menor movimento ou ruído fora do comum.
Não consegue dormir sozinho: ele dificilmente conseguirá cair no sono sozinho em seu berço. Ele precisa de ajuda, precisa ser embalado e acarinhado.
Sensível a separação: ele não aceita outros cuidadores com facilidade, vai chorar e gritar sempre que precisar se separar da mãe.

Intenso: ele grita, chora alto e demonstra com muita intensidade suas vontades e desejos.
Hiperativo: está sempre se mexendo ou mexendo em alguma coisa. Não gosta nadinha de ficar quieto.
Exige muito dos pais: o bebê high need esgota todas as suas energias! Ele demanda tanto de você que você se sente esgotado e sem tempo para mais nada.
Mama frequentemente: o bebê quer mamar, se alimentar ou ter alguma coisa na boca a todo momento.
O bebê não precisa apresentar todas essas características para ser considerado high need, mas se o seu pequeno tiver pelo menos três delas, você já pode considerar a possibilidade de ele ser um bebê de altas necessidades.
Apenas tome cuidado para não confundir esses “sintomas” com as necessidades normais de um bebê; o pequeno só poderá ser considerado high need se reunir várias dessas características depois dos cinco meses de vida.
Caso você desconfie que tem um bebê high need em casa, vale a pena procurar um pediatra para informar o que está acontecendo. O profissional, então, poderá orientá-lo se aquele é um comportamento comum dos bebês ou se pode haver algo além disso.
Porém, mesmo que você tenha reconhecido seu pequeno em todos os pontos da lista, isso não é uma prova definitiva de que ele pode ser enquadrado nessa classificação, afinal, pode se tratar de comportamentos pontuais, causados por alguma doença ou desconforto. Além disso, os saltos de desenvolvimento do bebê também mexem bastante com a cabeça dos pequeninos, já que eles se dão conta, em um breve intervalo de tempo, que têm habilidades que nem sabiam que existiam – por isso, a opinião e experiência do pediatra são fundamentais!
Veja o lado positivo!
Persistência, sensibilidade e intensidade são qualidades que podem levar seu filho a realizar seus sonhos e a viver da melhor maneira possível – portanto, cabe aos pais ter muita paciência, apoiar e direcionar essas características para que interfiram de maneira positiva no desenvolvimento dos pequenos.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO