EM 25/01/2021 AS 15:44

Sorria! Cuidados com a saúde bucal das crianças

Os cuidados com a higiene bucal são importantes para todas as idades, pois previnem doenças e vários problemas que podem nos incomodar ao longo de toda a vida – mas, para os pequenos, a hora de cuidar da saúde da boca e dos dentinhos é apenas mais um momento em que eles precisam parar de brincar e fazer algo que não querem, assim como a hora do banho. Cabe aos pais a tarefa de ensinar sobre os benefícios desses cuidados, mostrando a eles o jeito certo de manter a saúde em dia. O post de hoje vai ajudar você a saber mais sobre esse tema tão importante.

É importante começar cedo!
A partir do momento em que aparece o primeiro dentinho no bebê, é preciso seguir uma rotina de cuidados básicos, como limpá-lo com uma escova bem macia ou com uma gaze, tomando todo o cuidado para não machucar. Conforme a criança cresce, ela aprende a escovar os dentinhos sozinha, com um produto adequado para sua faixa etária, que tenha a concentração ideal de flúor para deixar os dentes fortes e saudáveis. O hábito de escovar os dentes com frequência deve ser estimulado desde o início, e nunca visto como algo chato ou ruim de alguma forma.
O que devemos ensinar?
Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva, reduzindo o risco de cáries e outros contratempos, ensine-o a seguir os seguintes passos:
Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contenha flúor;
Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva;
Adotar uma alimentação equilibrada, com menos açúcar e amido, para diminuir o risco de cáries;
Ir ao dentista pelo menos uma ou duas vezes por ano para exames regulares.
Técnicas de escovação
1. Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor, e não deixe a criança engolir o creme dental;
2. Use uma escova de cerdas bem macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior;
3. Depois, escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva;
4. Escove suavemente, com movimentos para frente e para trás;
5. Escove a superfície de cada dente usada para mastigar;
6. Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
Torne a hora da escovação divertida para eles!
Para os pequenos, tudo é diversão, né? Então, se você usar a criatividade para transformar o momento de escovar os dentes em uma brincadeira, eles passam a encarar essa hora como algo mais positivo, que se tornará um hábito saudável no futuro. Inspire-se com essas dicas:
Crie uma historinha! Transforme os dentes, a sujeira, a escova e o creme dental em personagens e invente grandes aventuras;
Toda criança é curiosa, então dê um tempo durante o momento da escovação para ela explorar a escova, sua textura, as cores, os diferentes formatos, etc.
Invente uma música sobre o processo de escovação e cante com seu filho. A música desperta a alegria em todos nós!
Para a criança praticar as técnicas de escovação, incentive que ela escove os dentes de um brinquedo! Será algo bem lúdico e divertido;
Depois que o pequeno tiver aprendido o bastante, desafie ele a escovar os seus dentes! Ele vai adorar a ideia de explorar a boca do papai ou da mamãe, além de se alegrar com a confiança depositada nele;
Escove os dentes ao mesmo tempo e façam uma competição, mas não para ver quem escova os dentes mais rápido; o prêmio vai para quem deixar os dentes mais limpos!
O que fazer se a criança quebrar um dente?
Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve procurar imediatamente o dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado. Se for preciso, você pode dar um analgésico para evitar que a criança tenha muitas dores até chegar ao consultório.
Se for possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista, já que, em alguns casos, talvez seja possível reimplantá-lo. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista.
Seja um bom exemplo!
Para convencer a criançada de que algo é bom ou importante, nada melhor do que o exemplo dos pais, que são a medida dos pequenos para tudo. Desde cedo, mostre a eles que manter a saúde dos dentes em dia não é algo ruim, explique a importância de todas as dicas deste post e deixe que eles observem a sua escovação, façam perguntas e acompanhem você ao dentista nas suas consultas periódicas, para que encarem tudo isso com mais naturalidade, pois logo será a vez deles!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO