EM 02/02/2018 AS 09:49

Sono na volta às aulas

As férias estão quase acabando e com isso, chega a volta às aulas! É normal que durante este período de férias, as crianças se acostumem a não terem hora para dormir e nem para acordar. Então, é importante que haja uma reeducação para elas se adaptarem melhor quando tiverem que voltar à rotina de atividades escolares.

Confira as dicas que trouxemos para ajudar:

Na opinião da médica especialista em sono, Aliciane Mota, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL), as crianças que não dormem bem, ficam agitadas e com dificuldades de concentração. “Os hábitos de meses podem ser perdidos facilmente em poucos dias ou semanas de um recesso sem regras”.

Para a médica, vários hormônios estão envolvidos durante o sono, como por exemplo: endorfinas, serotoninas, leptina, e, principalmente, o hormônio do conhecimento, conhecido como GH e que é extremamente importante nesta fase da vida. “Esses hormônios são secretados principalmente quando se tem uma boa qualidade de sono, e se isso é alterado, toda a produção hormonal também sofre mudança”.

O tempo de sono varia de acordo com a idade da criança:
Pré-escolar, entre 3 e 5 anos: 13 horas de sono por dia.
Entre 6 e 12 anos: ao menos 10 horas.
“Normalmente os pais tendem a colocar a criança na rotina dos adultos, com isso os pequenos acabam dormindo poucas horas, com menos qualidade e um sono mais agitado”, diz Aliciane.

Pegar pesado nas atividades físicas, como correr ou até mesmo jogar muito vídeo game ou outros jogos eletrônicos pode ocasionar uma noite de sono não tão boa às crianças. “Algumas brincadeiras estimulam demais a função cerebral e, além de atrasarem o horário de dormir, acabam causando interrupções no sono durante a noite”, conclui a médica.

Dicas para ajudar as crianças a voltarem à rotina:

  • Leve-as para dormir mais cedo, por volta das 19h, 20 e 21h, antes de todos os adultos irem para cama.

  • Mantenha uma rotina rígida para que a criança saiba diferenciar noite e dia.

  • Sonecas durante o dia são aceitáveis, desde que não sejam exageradas e comprometam o descanso à noite.

  • Durante o dia, deixe as janelas abertas e todos os sons ambientes da casa liberados, enquanto à noite, priorize um local silencioso e no quarto da criança um ambiente escuro ou com luz baixa.

Bons sonhos aos pequenos! ❤️

Dicas do folhaonline.es

comments powered by Disqus


COLEÇÃO