EM 12/03/2021 AS 14:40

Saiba como lidar com as alergias na pele do bebê

A pele dos pequeninos é mais fina e sensível do que a nossa, já que ainda está se desenvolvendo, assim como todo o corpo e mente da criança. Essa condição frágil expõe o bebê com mais facilidade a alergias e infecções, e é importante que os pais saibam como proceder para evitar maiores problemas. O post de hoje dá algumas dicas e informações para te ajudar nessa missão!

As causas mais comuns de alergia na pele dos pequeninos são:
Alimentos: Alguns alimentos podem causar reações alérgicas no bebê. Elas normalmente se manifestam por meio do surgimento de manchas avermelhadas que coçam bastante. Alguns alimentos que podem causar essas reações são o leite de vaca, ovos, frutas secas, soja, morangos e amoras, além do mel e produtos com glúten.
Calor: O excesso de calor, causado pelo uso de muitas roupas ou pela exposição excessiva ao sol, pode causar irritação da pele, porque os poros ficam abafados. Geralmente, essa alergia se manifesta em forma de brotoejas, bolinhas vermelhas que podem surgir no pescoço, debaixo dos braços ou na região da fralda, causando incômodo e coceira;
Produtos químicos: Alguns tipos de talco, shampoo e vários cremes hidratantes podem causar irritação na pele dos pequenos. Preste atenção a qualquer alteração na pele do bebê depois de usar qualquer um desses produtos;
Tecidos: Como a pele dos bebês é super sensível, alguns tecidos podem acabar causando reações alérgicas. A lã, o tecido sintético, peças de náilon ou flanela impedem que a pele respire adequadamente. Portanto, indicamos o uso de tecidos de algodão.
Observação: A alergia por causa da fralda não é exatamente uma alergia, mas sim uma irritação causada pela amônia, que é uma substância presente na urina que agride a pele sensível dos pequeninos.
Como identificar uma reação alérgica nos pequeninos?
Fique alerta aos seguintes sinais:
Manchas vermelhas na pele;
Coceira;
Pele áspera, úmida, seca ou escamosa;
Presença de pequenas bolhas ou caroços.
Assim que você identificar algum desses sinais, leve o bebê ao pediatra, para que a causa da reação alérgica possa ser descoberta e o problema seja resolvido o mais rápido possível, evitando infecções e outros problemas.
Como são tratadas as alergias?
Para tratar a reação alérgica na pele do bebê, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, além de indicar pomadas com corticoides próprias para a alergia de pele, além do uso de um hidratante específico para pele de bebê.
A identificação do agente causador da alergia também é importante para evitar futuros problemas. Se a reação alérgica for causada por um determinado shampoo ou alimento, por exemplo, parar de usar esse produto ou trocá-lo por outro também faz parte do tratamento.
A alergia pode causar bastante desconforto e incômodo para o bebê, por isso é importante identificar logo os sintomas e iniciar o tratamento adequado o quanto antes, afinal, eles estão apenas iniciando a jornada em nosso mundo; merecem passar mais tempo explorando e se divertindo do que coçando aquelas bolinhas vermelhas irritantes, né?
comments powered by Disqus


COLEÇÃO