EM 14/06/2021 AS 16:18

“Mamãe, não tenho nada para fazer!” E agora?

Essa reclamação fez parte da infância de todos nós e agora incomoda também nossos filhos: o tédio, principalmente nesse tempo em que estamos em casa, é algo com o qual temos que aprender a lidar, para oferecer as melhores opções e uma orientação adequada aos pequenos. Vem com a gente para saber mais!

Primeiramente, acalme-se e não se culpe: tédio é natural!
Mesmo que a criança tenha muitos brinquedos, jogos e tecnologia para se distrair em casa, o tédio vai acabar chegando, assim como chega para nós. A boa notícia é que você não precisa se preocupar tanto com isso, porque pequenas doses de tédio fazem parte da vida – principalmente na infância, onde qualquer momento sem atividades interessantes é visto como algo chato.
Caso o pequeno esteja com dificuldades em reverter o tédio, sua tarefa é lidar com esses momentos usando aquela criatividade que os filhos nos obrigam a desenvolver.
Como lidar com uma criança entediada?
Aqui, o papel dos adultos é entender que a criançada precisa de espaço, tempo e liberdade para fazer uma baguncinha, e que só assim novas atividades são criadas por elas. Talvez os pequenos precisem de um empurrãozinho, como materiais que estimulem a sua imaginação – e aí vale usar qualquer coisa que tenha em casa, como caixas de papelão, uma lupa antiga, pedaços de madeira, uma cesta de lã, aquela caixa de trecos da garagem... o poder da fantasia transforma qualquer coisa em brinquedo!
Se quiser dar uma forcinha extra, há algumas ideias que você pode seguir:
Façam atividades juntos! Aproveite esse momento em que estamos mais próximos para fortalecer os laços de união da sua família! Vale a pena separar um tempinho no seu dia para fazer algo que todos gostem, seja cozinhar, redecorar ou criar um espaço para brincadeiras, cuidar do jardim, andar de bicicleta, praticar esportes no jardim, passar um tempo com seus bichinhos de estimação, maratonar filmes engraçados – o importante é todo mundo se divertir e conhecer melhor uns aos outros!
Siga uma rotina estabelecida! Para evitar longos momentos de tédio, é importante criar e manter uma agenda diária, como os horários para sono, alimentação, estudos e banho. As crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer, por isso manter uma rotina de horários é essencial para que o tédio seja apenas um período curto entre dois afazeres.
Seja você o exemplo! Deixe de lado por um tempinho a TV ou o computador, experimente guardar o celular por algumas horas. Busque um livro para ler, uma coleção para completar, algo para construir, como um balanço ou uma casinha para o cachorro... convide seu filho para acompanhar você nessas atividades e ensine pelo exemplo!
Crie o pote do tédio! A ideia funciona da seguinte forma: pegue um pote ou caixinha e preencha com pedacinhos de papel marcando cada atividade que as crianças gostam de fazer. Se quiser deixar o visual do pote mais colorido, você pode pedir aos pequenos que pintem palitos de picolé com cores bem bonitas e depois colar cada papelzinho em um palito. Deixe que as crianças definam as atividades que vão estar no pote, seja dançar, brincar de massinha, pular corda, cozinhar, etc. Para estimular a criatividade, adicione opções como “invente uma história”, ou “crie uma nova brincadeira”. Quando o tédio bater, é só sortear uma tarefa no pote e se divertir à vontade!
Tudo tem seu lado bom!
Hoje em dia, tudo gira em torno do agora, todas as informações misturadas, ao mesmo tempo, exigindo sempre o máximo de nós – e com as crianças não é diferente! Pensando assim, não é tão ruim passar um tempinho sem ter o que fazer, né?
Sabemos que os esportes, música, brincadeiras e outras atividades organizadas com certeza fazem bem para o desenvolvimento físico, cultural e social da criançada – mas elas também precisam de tempo para si mesmas, para desligar da chuva de informações que domina o mundo exterior, para sonhar, perseguir seus pensamentos e descobrir suas próprias habilidades e interesses.
Podemos dizer até que o tédio é importante para estimular a criatividade das crianças, além da proatividade e da inteligência emocional. Afinal, sem ter nada programado para se distrair, ela vai, por conta própria, inventar uma nova atividade, jogo ou brincadeira para se entreter, que pode ou não funcionar imediatamente para aplacar o tédio – e todo esse processo de busca, criação e conhecimento também é importante para o crescimento sadio da criança.
Estar em casa com a família pode ser uma experiência bem gostosa de convivência e aproximação, e vale a pena enfrentar pequenos momentos de tédio para ter quem amamos bem perto de nós!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO