EM 16/01/2020 AS 10:30

Receitas deliciosas para fazer com os pequenos!

Nessa época de férias, viagens e diversão, sabemos que não é fácil manter o equilíbrio na alimentação da criançada – mas a preocupação com a saúde nunca deve ser deixada de lado, porque a nutrição e os bons hábitos são super importantes para o desenvolvimento e o crescimento. E aí, o que fazer?


Para contornar esse ponto, a resposta está no equilíbrio! Com algumas receitas mais saudáveis e outras “nem tanto”, sempre contando com a ajuda das crianças na preparação dos pratos, é possível transformar os momentos de refeição em aprendizado e brincadeira. Confira algumas sugestões de receitas para fazer com os pequenos:

Saudável e divertida: panquecas coloridas!

Ingredientes:
½ xícara (chá) farinha de trigo integral
½ xícara (chá) farinha de trigo branca
1 xícara (chá) leite
1 ovo
1 pitada de sal
Para colorir:
1 pedaço de cenoura
1 beterraba
Folhas de espinafre ou ervas verdes variadas
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere um pouco e vire a massa. Assim que virar a massa acrescente a mistura do recheio e feche a massa ao meio. Doure a massa dos dois lados, e sirva. Para colorir a massa: use um pedaço de cenoura (que vai dar uma coloração laranja) ou beterraba (rosa), ou algumas folhas de espinafre (verde), ou ainda um punhado de ervas variadas (verde), e bata junto à massa.

Super simples: gelatina saudável de uva!

Ingredientes:
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
500 ml de suco de uva integral
Modo de preparo:
Ferva metade do suco de uva e, em seguida, dissolva o pacote de gelatina sem sabor. Em seguida, acrescente o restante do suco. Despeje em um refratário ou formas individuais e leve à geladeira até que endureça.

Delicioso: arroz de forno à parmeggiana!

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
2 tabletes de caldo de galinha
2 ovos
3 colheres (sopa) de queijo ralado
100 g de presunto picado
100 g de mussarela picada
1 colher de extrato de tomate
3 tomates sem pele
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o extrato e os tomates, com um pouco de água e um tablete de caldo de galinha (dissolvido em um pouquinho de água quente). Cozinhe o arroz com 1 tablete de caldo e 4 xícaras de água por 15 minutos. Bata os ovos, o queijo ralado, o presunto, a mussarela e misture com o arroz. Coloque num refratário com o molho forrando a forma e cobrindo com ele.
Leve ao forno quente a 180° C por 10 a 15 minutos.

Para tornar a hora das refeições ainda mais especiais, que tal levar a criançada para a cozinha? Basta manter os pequenos longe de fogões, panelas e talheres afiados, e essa experiência, além de divertida, pode ser também super educativa, ensinando noções básicas de organização, matemática, e como é importante que todos ajudem com as tarefas da casa, além de ser uma forma deliciosa de aproveitar o tempo em família!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO