EM 05/12/2013 AS 10:10

Receita especial: biscoitos de Natal

Oi, mamães! Hoje temos uma receita superespecial para vocês preparem junto com as crianças neste Natal: os tradicionais biscoitos.
Primeiro nós vamos fazer a massa e depois a cobertura, onde colocaremos um montão de confeitos - os baixinhos adoram esta parte! ;-)
Esta receita dá um pouquinho de trabalho, mas sem dúvida valerá o esforço! Nada como algo feito com amor, não é mesmo? <3

Vamos aos ingredientes? Para a massa vamos precisar de:

  • 1 copo de manteiga sem sal, amolecida
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 1 ovo grande em temperatura ambiente
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 2 1/4 xícaras de farinha
  • 1/4 colheres de sal

E para a cobertura:

  • 3 xícaras de açúcar
  • 1/4 xícara de pó de merengue (encontrado em lojas especializadas em doces)
  • Corante para alimentos de várias cores
  • Confeitos de todos os tipos e formatos
  • Açúcar cristal e amêndoas para decorar


Agora que você anotou todos os ingredientes, vamos colocar a mão na massa - literalmente, hehehehe! Mas, antes de começarmos, pré-aqueça o forno a 180º e forre as assadeiras com papel manteiga, ok?
Feito isso, coloque a manteiga e o açúcar em uma tigela grande. Com uma batedeira, misture estes dois ingredientes em velocidade baixa por 1 minuto. Aumente para a velocidade média e bata por mais 1 minutinho. A mistura deverá ficar homogênea e bem leve. Adicione o ovo e a baunilha e bata mais um pouquinho.

Em outra bacia, coloque a farinha e o sal. Mexa bem. Adicione os ingredientes secos à mistura de manteiga e bata em velocidade média até que a massa fique bem misturadinha. Verifique se não ficou nenhum pedacinho de farinha escondido no fundo. Retire-a da tigela, despejando-a sobre uma mesa previamente limpa. Amasse um pouquinho, faça uma bola e embrulhe num plástico filme de PVC. Leve a geladeira por 30 minutos antes de continuar.

Bom, agora você já pode chamar as crianças para lhe ajudar com as etapas seguintes: abrir a massa, cortar os biscoitos e decorá-los. Antes disso não é uma boa ideia envolver os baixinhos, pois você utilizará equipamentos que poderão machucá-los, tá?

Passado este tempo, coloque uma folha de papel vegetal ou menos do mesmo tamanho da sua assadeira sobre a mesa. Tenha por perto uma outra folha da mesma dimensão. Retire a massa da geladeira e posicione-a no centro do papel que está na bancada. Cubra-a com a outra folha, fazendo um "sanduíche" e achate-a ligeiramente. Agora, com o rolo de massa, você irá abri-la sempre direcionando-o para lados opostos. Vire a massa, dobre-a ao meio e repita o processo outras duas vezes até que ela fique bem fininha.

Agora chegou a hora de dar forma aos nossos biscoitinhos! \o/ Escolha os cortadores nos formatos mais legais que você tiver: estrelinha, coração, pinheirinho... Só não se esqueça de encaixá-los bem pertinho uns dos outros para otimizar a massinha.

Transfira-os para a assadeira com pelo menos 2 cm de distância um do outro. Leve ao forno até que os biscoitinhos estejam dourados nas pontase levemente douradinhos no centro. Retire-os do forno e aguarde até que esfriem completamente. Mantenha os baixinhos afastados da cozinha durante este momento.

Ufa! Já estamos quase acabando! Vamos preparar a cobertura? ;-)
Peneire o açúcar em pó em outra tigela média. Coloque o pó de merengue e a água numa tigelinha um pouco maior. Bata o merengue em velocidade média por 1 minuto, depois alterne para a alta velocidade até obter uma textura parecida com chantilly. Acrescente o açúcar peneirado aos poucos, misturando-o lentamente com o restante do creme. Continue batendo a nata até atingir uma consistência firme, ao ponto de conseguir esticá-la quase na vertical.
Divida a cobertura em tigelinhas menores, uma para cada cor que você for usar. Pingue algumas gotinhas do corante para alimentos e misture bem.

Finalmente chegou o momento mais aguardado pelas crianças! Vamos decorar nossos biscoitos? ;-D Cada um pega uma colher e começa a criar! Dá para fazer desenhos, inventar formas divertidas, carinhas engraçadas, enfeitar com um montão de confeitos e até jogar "neve" (açúcar cristal) por cima.

Prontinho! Podem devorar tudo! Só não se esqueçam de oferecer alguns deles para o pessoal de casa, hein? ;-D
Boas festas!

(Adaptado de: Bliss Tree – Imagens: via Pinterest)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO