EM 20/11/2020 AS 11:04

Primeiros socorros: cuidados simples para o dia-a-dia

Vem chegando o verão, e tudo o que a criançada quer é brincar ao ar livre, né? O resultado de toda essa energia e liberdade é que logo aparecem os joelhos ralados, os pequenos cortes e arranhões, as mordidas de cachorro, problemas de pele, entre tantas outras queixas. Ao contrário dos adultos, as crianças ainda estão aprendendo os limites do próprio corpo, e é por isso que os machucados são adquiridos de tantas formas diferentes, seja em um pulo mal feito, um choque contra algum objeto, um desequilíbrio no playground, tempo demais exposto ao sol, etc. Cabe aos pais saber como agir nos casos mais comuns, por isso o post de hoje traz algumas ótimas dicas para você:

Escoriações (os famosos “ralados” no joelho, cotovelo, etc.)
O primeiro passo diante de um ralado é higienizar bem o local com água e sabão neutro. Ou seja, nada de sair colando curativo antes de limpar bem o machucado! Colocar o adesivo direto na pele pode promover infecções e agravar o quadro que poderia ser simples. Depois disso, e se houver necessidade, o curativo pode ser feito, passando um antisséptico na região e a envolvendo com gaze, por exemplo. Ah! É importante ficar atento para ferimentos causados por algum metal enferrujado. Isso porque, dependendo da idade da criança, ela ainda não tem o esquema completo de vacinação contra tétano.
Batida na cabeça
As batidas na cabeça são um resultado bem comum de colisões entre as próprias crianças ou em brinquedos, por exemplo. Nestes casos, é preciso avaliar a velocidade e área do trauma, afinal, a situação costuma ser mais grave quando envolve queda de alguma altura ou quando a criança está em movimento, como andando de bicicleta ou patins. Se a lesão afeta a lateral da cabeça, o caso pode ganhar preocupação extra. Verifique a intensidade da lesão, se há inchaço ou corte com sangramento, e preste atenção ao comportamento e estado de consciência da criança, principalmente se ela apresentar sonolência ou vômito: esses são sintomas de traumas mais graves e devem ser tratados por especialistas o quanto antes.
Picada de insetos
Para lidar com esses ferimentos, tudo depende de qual inseto esteve em contato com a criança. Em caso de picadas de vespa ou abelhas, a primeira coisa a se observar é se o ferrão ficou na pele e retirá-lo. Depois, lavar com água e sabão e evitar coçar a região. Já os animais peçonhentos exigem cuidados adicionais: é preciso identificar o tipo de inseto, principalmente em situações com aranhas e escorpiões, e esse tipo de ferimento deve ser sempre tratado por médicos especialistas.
Mordida de cachorro
Mesmo que o cachorro seja aparentemente dócil, nada impede que ele reaja mal ao carinho de estranhos e “avancem” em alguma parte do corpo da criança. Caso isso aconteça, a primeira ação deve ser lavar muito bem a região da mordida. O dente do cão é extremamente contaminado com bactérias, que podem trazer infecções. Se for um corte muito grande ou profundo, é importante recorrer ao pronto-socorro para receber atendimento adequado. Depois de acalmar a criança (que deverá estar assustada com a reação do animal), procure saber se o cachorro tem dono, se é vacinado, etc. Talvez uma vacina antirrábica seja necessária para prevenir a contração do vírus da raiva.
Fratura
São sinais da fratura de um osso os seguintes sintomas: dor local, deformidade aparente, não conseguir mexer o membro, inchaço local e crepitação, que é a sensação de casca de ovo quebrando. Além disso, nas crianças, pode ocorrer uma fratura chamada galho verde: como os ossos da criança não têm a rigidez de um adulto, o impacto faz com que lasque de um lado e o outro permaneça íntegro. Em caso de suspeita de fratura, não tem remédio: vá ao hospital mais próximo e permita o tratamento pela equipe médica.
Medidas populares que você deve evitar:
Soprar a ferida. Existe perigo de contaminação devido aos germes da boca.
Usar algodão, porque suas farpas podem se introduzir no interior da ferida, aderir-se ou grudar na pele.
Esfregar a ferida para tirar a sujeira.
Colocar curativos apertados para evitar que sangre.
Cauterizar (queimar) a ferida.
Você já tem um kit de primeiros socorros para os pequenos?
Uma bolsinha ou mochila de primeiros socorros é fundamental para quem vive com crianças, pois elas podem se machucar a qualquer momento! Veja o que deve conter um kit básico:
Instrumentos que devem estar sempre à mão: tesoura, termômetro, pinça e luvas.
Medicamentos básicos: analgésico, anti-inflamatório, anti-térmico, anti-alérgico e colírio.
Antissépticos necessários: água oxigenada, mercúrio (merthiolate), soro fisiológico e solução iodada.
Curativos: esparadrapo, algodão, Band-Aid, gaze e ataduras.
Outros: repelente de insetos, cotonetes, bolsa de água quente e bolsa de água gelada.
Apesar da dorzinha chata que pode deixar o pequeno meio irritado por um tempo, essas pequenas lesões do dia-a-dia são superficiais e, geralmente, não são motivo de preocupação a longo prazo. Sua função é acalmar a criança, fazer com que ela entenda o que causou esse ferimento para que não o repita e tratar cada caso da forma mais apropriada, para que o pequeno continue brincando feliz nesse verão, mesmo que precise de uns curativos de vez em quando.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO