EM 31/01/2020 AS 17:20

Preparando os pequenos para a escola!

Sim, as férias estão acabando! Depois de descansar, viajar e se divertir bastante com a família e os amigos, é hora de voltar para a escola, compartilhar as experiências das férias, conhecer novos professores, fazer amizade com colegas diferentes e aprender várias coisas novas. Confira algumas dicas para fazer da volta às aulas um momento esperado com alegria pelos pequenos!

+

+

A readaptação das férias para as aulas
+
Mudanças de uma hora para outra na rotina provavelmente vão deixas as crianças ainda mais ansiosas sobre a escola, então esse processo deve ser feito com bastante calma e naturalidade no fim das férias.
Para que as mudanças possam acontecer sem “estragar” as férias, é importante que, aos poucos, os pais voltem a estimular comportamentos que fazem parte da vida escolar dos filhos, como organizar materiais de estudo, dormir mais cedo e incentivar a leitura.
Os pais também podem dar cada vez menos espaço para os desenhos da TV, videogames e uso de aparelhos eletrônicos, como tablets e celular; por outro lado, a presença de livros e a visita dos amigos de escola durante o dia já vai criando aquele clima de aula.
Primeiro dia de aula
Passar horas e horas longe da família é o maior medo dos pequeninos, e, até para os maiorzinhos, o primeiro dia de aula sempre dá aquele friozinho na barriga, né? Eles estranham um ambiente que deixou de ser familiar durante as férias, com várias crianças e adultos desconhecidos – às vezes até uma escola nova! Por isso, é muito importante o acompanhamento e apoio dos pais, para esse momento ser mais leve e empolgante. Veja algumas coisas que você pode fazer para ajudar:
+
Bate-papo encorajador: Fale sobre os benefícios de ir para a escola, estimule seu filho a se enturmar e não ter medo, porque nada lá lhe fará mal. Conte que você também já passou por isso, motive-o e demonstre confiança na capacidade dele, mas sem pressionar.
+
Lembrancinhas de casa: Permita que o pequeno leve na mochila algo que o faça lembrar de casa, seja aquele brinquedo que ele leva para todo lugar ou a toalhinha preferida. O contato com essas lembranças evita que a criança se sinta muito deslocada.
+
Incentivos ao estudo: Para a volta às aulas, o maior incentivo é receber e usar materiais escolares novinhos. Um caderno com o personagem favorito ou uma mochila bem estilosa deixará a criança mais animada para ir estudar, além de ser um assunto para conversar com os novos colegas. Aproveite para ensinar o pequeno a ser responsável e organizado com seus materiais, isso será muito bom para ele por toda a vida.
A preparação da lancheira
+
Saber o que deve ou não ser levado na lancheira dos pequenos é super importante para incentivar uma alimentação equilibrada desde cedo, afinal, eles vão se acostumar a comer alimentos saudáveis até nos recreios da escola. Mas, nunca se esqueça: você deve ser o exemplo – se, em casa, a alimentação da família for ruim, a criança não verá sentido em se alimentar bem na escola.
Confira algumas opções de alimentos saudáveis e saborosos para a lancheira da criançada, e lembre-se de variar no cardápio, para que eles não fiquem entediados:
+
Saladas de frutas: A salada de frutas é uma opção super prática para as crianças. É importante saber escolher as frutas certas para combinar, criando um mix saudável e gostoso para o seu pequeno. Três frutas são suficientes. Outro ponto importante é vedar o pote, para que as frutas não percam o sabor antes do recreio.
+
Sanduíches integrais: Outra opção de alimento fácil de preparar, o sanduíche integral precisa ser feito com ingredientes saudáveis. Troque o recheio de molhos e carnes embutidas por atum, frango desfiado ou um patê combinado com ervas finas ou ricota. São muito mais saudáveis e também deliciosos para a hora do lanche.
+
Iogurtes: Os iogurtes são boas fontes de proteína e são super saborosos, por isso estão entre os alimentos preferidos das crianças e são bem comuns nas lancheiras. Uma dica de ouro para preservar esses alimentos é congelar um dia antes e tirar do congelador na hora em que for levar seu filho para a escola. Assim que a hora do recreio chegar, o iogurte vai estar na temperatura certa para a criança.
+
Mix de cereais: É comum encontrar esses mix em mercados e casas especializadas. Eles contam com castanhas, amêndoas, nozes, granola, entre outros cereais, que podem ser comidos separadamente ou misturados com a salada de frutas ou com os iogurtes; as opções são diversas!
+
Sucos naturais: Nem precisamos dizer, né? Nada de refrigerantes, energéticos ou achocolatados na lancheira dos pequenos, quando há tantas frutas deliciosas que podem ser transformadas em suco! Lembre-se de guardar o suco em uma garrafa térmica na lancheira da criança, para conservar a temperatura, os nutrientes e o sabor!
+
Tudo pronto? Então é hora de vestir o uniforme e preparar os materiais para o dia seguinte, porque as aulas estão voltando, um novo ano de descobertas, amizades e aprendizado está começando!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO