EM 12/10/2020 AS 09:07

Por que o Dia das Crianças é em 12 de outubro?

Se há uma criança na sua casa, com certeza ela espera ansiosamente pelo dia 12 de outubro, um dia inteiro dedicado a ela, com muitas brincadeiras, alegria e diversão! Mas você sabe como surgiu essa ideia de dedicar um dia aos pequenos e por que o Dia das Crianças é celebrado nessa data?

Um pouco de história
No dia 12 de outubro de 1923, quando o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil, o país sediou um evento conhecido como Congresso Sul-Americano da Criança, onde foram discutidas questões de saúde, educação e vários outros temas importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Um político notou a comoção provocada pelo tema na época e criou uma lei propondo que 12 de outubro seria o Dia das Crianças no Brasil.
Mas a data custou a pegar, porque, naquela época, as crianças ainda eram vistas como totalmente submissas aos pais, sem muita voz ou vontades, então a celebração era um pouco tímida; não havia feriado e ninguém se importava muito. Só nos anos 1950, uma grande campanha de marketing criou o Dia das Crianças como conhecemos hoje, com a “Semana do Bebê Robusto”.
A campanha de publicidade do Bebê Robusto, que aconteceu na semana do Dia das Crianças, foi uma promoção conjunta entre duas grandes empresas de produtos infantis. O concurso fez um grande sucesso na época, pois era uma ação que envolvia a população, onde os clientes eram convidados a enviar fotos dos seus filhos - de 6 meses a 2 anos. Havia publicidade e um prêmio em dinheiro para a melhor foto!
Com o tempo, outras empresas gostaram da ideia de ter um período focado nas crianças, e logo a “Semana do Bebê Robusto” se tornou “Semana da Criança” para muitas marcas. Desde então, todo brasileiro sabe: dia 12 de outubro é dia de presentear e valorizar as crianças!
Curiosidade: o feriado brasileiro de 12 de outubro não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A data foi criada em 1980 por causa de Nossa Senhora Aparecida, a santa católica considerada padroeira do Brasil. A data é uma coincidência.
Existe Dia das Crianças em outros países?
As crianças são de fundamental importância para uma família, então é claro que outros países também pensaram em formas de demonstrar seu carinho pelos pequenos. Ao redor do mundo, vários lugares celebram datas como o Dia das Crianças, mas em outros dias.
Dia 20 de novembro é considerado o Dia Mundial da Criança, porque foi neste dia, em 1959, que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. França, Inglaterra, Canadá e muitos outros países celebram essa data.
Mas há várias datas diferentes. Em Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas dia 1º de junho. A Austrália adotou a última quarta-feira de outubro, e, na Argentina, o Dia das Crianças é sempre o segundo domingo de agosto (que, no Brasil, é o Dia dos Pais!). O calendário mais curioso é o do Japão, que tem uma data para meninas (3 de março) e outra para meninos (5 de maio).
Seja aqui ou em outros países, ter uma data para celebrar e conversar sobre as crianças, seus direitos, sua infância tão diferente da nossa, é super importante! Aproveite esse dia com seu filho, não apenas oferecendo presentes, mas também e principalmente, sua compreensão, companhia e carinho: é disso que elas realmente precisam!
Feliz Dia das Crianças!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO