EM 11/06/2021 AS 14:42

Pets e crianças: a amizade mais fofa do mundo!

Seu filho pediu um bichinho de estimação e você está em dúvida sobre atender ou não ao seu desejo? A amizade entre crianças e animais é a mais linda e sincera, onde eles crescem juntos, brincam muito e um cuida do outro! Quer saber mais benefícios de ter um bichinho e qual a melhor espécie para interagir com o seu pequeno? Vem com a gente!

Ter um bichinho faz bem para a família!
Antes de adquirir um pet, é importante que todos da família estejam de acordo sobre o assunto, afinal, a presença dos bichinhos promete unir a família, e não o contrário – sem contar que a sensibilidade dos animais é mais aguçada do que a nossa, e eles percebem quando todos na casa gostam deles ou não. Confira alguns dos benefícios da interação entre bichinhos e crianças:
Eles amam correr e brincar! Segundo especialistas, ter um animal de estimação em casa estimula a prática de atividades físicas para toda a família! Os bichinhos precisam de atenção, interação e brincadeiras com movimento, e isso vai estimular a criança a passar um tempo correndo pela casa ao lado do seu pet. Além disso, seu filho vai se exercitar na hora de levar o bichinho para passear, e essas atividades são importantes para diminuir o risco de obesidade infantil e sedentarismo.
Defesas mais fortes para o corpo: Apesar de muitas pessoas relacionarem a presença de bichinhos de estimação com alguns tipos de doenças, uma pesquisa feita na Universidade da Finlândia Oriental veio para colocar essa afirmação em xeque. Os pesquisadores acompanharam quase 400 crianças, desde o nascimento até seu primeiro ano, para saber se a presença de cães e gatos em casa interferia na saúde dos bebês. Um ano depois, eles descobriram que o contato com animais acaba resultando em menos casos de infecções respiratórias em crianças, diminuindo a necessidade de o bebê tomar antibióticos.
Um estímulo para crianças autistas! Segundo um estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, conviver com animais de estimação em casa ajuda as crianças e adolescentes com autismo a melhorarem a capacidade de se relacionar com outras pessoas, isso porque a presença de um pet em casa pode fazer com que a criança se sinta mais à vontade para conversar com outras pessoas sobre seu bichinho de estimação. Ah, vale o mesmo efeito para crianças tímidas ou com outros problemas de socialização!
Cuide bem do seu amiguinho! Um bichinho de estimação é uma ótima forma de oferecer responsabilidades ao seu pequeno de um jeito natural e divertido. Dependendo da idade da criança, ela pode ajudar a alimentar o pet ou trocar a água todos os dias, ajudar a escovar os pelos, dar banho, levar para passear, cuidar da higiene do bichinho, garantir que ele tenha um lugar confortável para dormir no calor e no frio, entre outras coisas que vão surgindo e ensinando ao pequeno como é a sensação de ter alguém dependendo da gente.
Uma casa com pets é mais feliz! Assim como cuidamos do nosso pet, ele também cuida de nós. Os bichinhos, principalmente filhotes de cães e gatos, são super alegres, carinhosos e brincalhões, rendendo boas fotos e boas histórias para o futuro. Esse espírito levado e companheiro é contagiante, deixa todos da casa mais leves e felizes enquanto interagem com o bichinho, estimulando um ambiente familiar mais sadio – por isso dissemos que é importante todos estarem de acordo na hora de adotar o animalzinho: a harmonia na família em torno do bichinho vai fazer bem para o pet, para os pequenos e para você também!
Qual o melhor pet para o meu filho?
Cada bichinho tem a sua particularidade, sendo que uns são mais brincalhões, outros mais carinhosos, outros necessitam de mais cuidados ou soltam menos pelos, por exemplo. Antes de correr para adotar o seu filhote, converse com todos da casa e cheguem a um acordo sobre qual tipo de relação vocês querem ter com o bichinho.
Que tal começar com um peixinho? Alegres e coloridos, os peixinhos chamam a atenção das crianças naturalmente pelo fato de viverem na água, e ainda têm a vantagem de exigirem poucos cuidados – eles só precisam de um aquário, comida na quantidade certa e manutenção de tempos em tempos. Por serem bichinhos pouco interativos, a escolha é ainda melhor para crianças mais observadoras e, podem ser os primeiros bichinhos introduzidos na família para apresentar as responsabilidades de criar um pet em casa.
Cães, os amigos mais brincalhões e fiéis: Um cachorrinho vai incentivar a criança a brincar e se manter ativa, fortalecendo a sua independência e personalidade. Cães são amáveis, carinhosos e muito protetores. Ele será o cúmplice perfeito nos desastres da casa e, com certeza, seu filho e o cãozinho vão criar um laço muito especial.
Gatos, os amigos mais fofos e inteligentes: Os gatos são ideais para crianças mais carinhosas e tranquilas. Também são perfeitos para crianças tímidas ou que não querem ter um bichinho totalmente dependente delas, como um cachorro. Gatos são bolinhas de pelo irresistíveis e cheias de personalidade, que gostam de brincar dentro de casa, ronronar e ganhar carinho, mas também gostam de passar um tempo sozinhos às vezes – e seu filho terá que aprender a respeitar esses momentos.
Coelhos, os tímidos e adoráveis: São bichinhos inteligentes e carinhosos, gostam muito de ser acariciados e estar em espaços onde possam andar tranquilos no solo sem ficarem nervosos.
Porquinhos-da-índia, os simpáticos e curiosos: São uma das melhores opções de pets para crianças, porque são pequeninos e têm uma personalidade super alegre. Além disso, se vocês cuidarem bem deles, são muito saudáveis e resistentes a doenças.
Muitas crianças sonham em ter um bichinho de estimação, um amiguinho para brincar e dar carinho a todo momento. A amizade entre eles é natural, já que estão crescendo, aprendendo e fazendo gracinhas juntos, e a presença de um amiguinho peludo com certeza vai trazer benefícios para toda a família!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO