EM 26/10/2020 AS 10:02

Pesadelos: um problema que tira o sono de toda a família

Quando somos adultos, nos acostumamos a lidar com sonhos ruins que às vezes acontecem, pois sabemos lidar melhor com a diferença entre imaginação e realidade, mas, para a criançada, toda experiência é nova, e por isso os pesadelos são bem mais assustadores! Você sabe como lidar com essa situação, acalmar seu filho e até evitar que esses momentos se tornem muito frequentes? As dicas de hoje com certeza vão te ajudar!

O que você precisa saber sobre os pesadelos:
Primeiramente, não se assuste com a existência de pesadelos na infância do seu filho, pois eles são mais comuns do que você pensa. Pesquisas realizadas pela universidade de Montreal revelam que até 80% do conteúdo dos nossos sonhos pode ser, de alguma forma, ruim, gerando pesadelos tanto para adultos quanto para crianças.
A diferença é que nós conseguimos distinguir o que é ilusão e o que é realidade, por isso, mesmo quando acordamos assustados, temos certeza de que aquilo não foi real e geralmente não nos abalamos com isso. Já as crianças têm mais dificuldade em separar realidade e fantasia e, quando acordam depois de um sonho ruim, podem ficar confusas, na dúvida se aquele monstro é de verdade ou não, tendo dificuldades para relaxar e voltar a dormir. Geralmente, elas lembram exatamente o que aconteceu, e podem descrever em detalhes para os pais o que as assustou.
Os pesadelos, assim como os sonhos, acontecem na fase do sono em que há mais atividade cerebral, e são criados a partir das próprias experiências da criança ao longo dos últimos dias: uma briga com o amiguinho da escola, a descoberta de um inseto nojento, algo que esteja escondendo dos pais ou até histórias de livros e filmes podem ser pontos de partida para os sonhos ruins.
Em caso de pesadelo, o que os pais podem fazer?
Consolar e acalmar a criança
Explicar que o que aconteceu estava só na cabeça dela
Deixar com a criança algum objeto que ela goste (ursinho, cobertor)
Conversar sobre o que pode estar preocupando ela
Desenvolver uma rotina relaxante, para que voltem a dormir mais facilmente
Tem como evitar os pesadelos?
Os sonhos são impossíveis de prever, então também não há como evitar os pesadelos – mas os pais podem criar um ambiente mais gostoso e positivo para o filho dormir bem. Para isso, a rotina do sono é fundamental!
Não deixe a criança acordada até muito tarde
Desligue a televisão, tablets, computador, etc., algum tempo antes de ela dormir
Se puder, diminua as luzes do ambiente
Um banho quentinho e tranquilo ajuda a relaxar antes de dormir
Deixe o pequeno dormir com o bichinho de pelúcia favorito, inclusive leve ele nas viagens
Crie um ritual, como: banho/vestir o pijama/escovar os dentes/ouvir uma história/dormir. A criança vai esperar por essas etapas e ficará mais tranquila se forem todas cumpridas.
Terror Noturno é outra coisa: diferente dos pesadelos, o chamado terror noturno acontece porque o sistema nervoso da criança ainda está em desenvolvimento, e isso pode causar reações durante o sono. Os pais talvez se assustem, mas esse comportamento é natural em algumas crianças e faz parte do seu processo de amadurecimento, se tornando mais raro com o tempo até desaparecer na adolescência.
Durante o terror noturno, que dura em média uns 15 minutos, a criança pode manifestar sinais de pânico intenso, conversar, gritar, chorar, se debater, ficar de olhos abertos ou se sentar na cama – e, mesmo que esteja muito agitada, normalmente ela continua dormindo, não nota a presença dos pais e depois nem se lembra do que aconteceu. Em caso de terror noturno, você deve tocar e acariciar a criança, acalmando-a e esperar o momento passar; não é preciso acordar o pequeno.
Estudos indicam que passar pela fase do terror noturno não prejudica em nada o desenvolvimento das crianças, mas os pais devem ficar atentos caso os episódios sejam muito frequentes (mais de duas vezes por semana, por exemplo). Pesquisas também apontam que pais que falam dormindo ou são sonâmbulos têm mais chances de ter filhos com terror noturno.
Tudo tem um lado bom! Apesar de ser algo difícil de lidar no começo, os pesadelos são importantes para ajudar a criança a lidar com aquilo que foge do controle: o medo. Por meio deles, ela pode aprender a controlar esse sentimento e a ansiedade que ele gera, além de ajudar os pais e entenderem melhor o que se passa na mente dos pequenos e eles, muitas vezes, não conseguem explicar. Portanto, fique tranquilo e passe por essa fase junto com seu filho de forma natural, aproveitando as oportunidades de fortalecer os vínculos entre vocês!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO