EM 14/07/2020 AS 08:30

Passe um tempo de qualidade com seus filhos!

Passe um tempo de qualidade com seus filhos!

Nesse tempo em que estamos mais em casa, é normal que os pais e filhos passem mais tempo juntos – mas como você tem aproveitado esses momentos com os pequenos? Passar tempo com as crianças é diferente de passar um tempo de qualidade, e é sobre isso que vamos conversar hoje!
O que determina a qualidade do tempo?
Muitos pensam que a qualidade ou não dos momentos que passamos com as crianças está diretamente ligada ao que escolhemos fazer juntos, como jogar um joguinho educativo, ensinar algo ou trabalhar as habilidades dos pequenos. Outros dizem que é necessário estar 100% disponível, prestar atenção somente nos filhos por um tempo, deixando de lado a tecnologia e todas as distrações do mundo lá fora.
É claro que estar com as crianças e não tirar os olhos do celular indica uma falta de interesse por parte dos pais, mas a qualidade do tempo que passamos com elas está muito mais relacionada à felicidade que esses momentos causam, para elas e para nós. Passar um tempo de qualidade significa curtir um momento, aproveitar a presença e a companhia um do outro, mesmo que seja para ganhar uns minutos de cafuné no colo da mãe ou se divertir enquanto o papai tenta aprender o joguinho de videogame.
Para simplificar, o tempo de qualidade que passamos em família são aqueles momentos que geram as melhores lembranças no futuro, e que nem sempre estão relacionados a um grande evento ou uma viagem emocionante. Pense nas boas lembranças da sua infância – um fim de tarde na varanda olhando os passarinhos, aquela cabana feita com cadeiras e lençol onde todos brincavam, o dia em que vocês montaram um quebra-cabeça gigante ou fizeram sanduíches diferentões – esses foram momentos simples, onde todos se divertiram naturalmente, felizes e tranquilos. É isso que devemos reproduzir!
Para inspirar você a promover momentos de qualidade com a família, temos algumas dicas, que você pode adaptar conforme as rotinas da sua casa. Olha só:
Façam pelo menos uma refeição juntos
Café da manhã, almoço ou jantar, não importa. Tente organizar os horários para que todos possam estar juntos em pelo menos uma dessas refeições. Sentar à mesa em família é um hábito super saudável, porque é uma boa oportunidade para todos conversarem e compartilharem coisas sobre o seu dia, seja bom ou ruim – apesar de que as pessoas costumam estar mais felizes no momento das refeições, o que também é algo positivo.
Estimule seu filho a conversar sobre como está sendo o dia, se descobriu algo divertido, do que brincou e o que pretende fazer a seguir. Permita-se também falar sobre a sua rotina, compartilhe os momentos marcantes, será algo bom para você também.
O dia da família
Separe um dia da semana específico para fazer alguma atividade em conjunto. Agora, que estamos em casa, dá para fazer sessões de cinema bem caprichadas, com filmes bem divertidos, muita pipoca e almofadas fofinhas, ou criar um karaoke doméstico, ou fazer uma gincana pela casa, etc., o limite é a imaginação. Apenas não pressione, e lembre-se de deixar que as crianças sugiram e escolham o que fazer também, assim, elas sentirão ainda mais a sua confiança nelas!
Criem algo juntos!
Uma ótima ideia para curtir um tempo juntos é criar algo em família, como a decoração de um novo quarto para os brinquedos, por exemplo, com detalhes coloridos e toda a personalidade do seu pequeno. Vocês podem jogar basquete, construir uma cidade inteira com blocos de montar, assar uma fornada de biscoitos, completar um álbum de figurinhas, as opções são infinitas!
Além de serem momentos muito divertidos, você pode aproveitar esse tempo juntos para aprender mais sobre os gostos do seu filho e ensiná-lo sobre a importância de começar e terminar alguma coisa – sem contar que imaginar, pintar, colar, construir, organizar e depois ver o trabalho pronto, com a colaboração de todos, traz uma sensação maravilhosa de união e dever cumprido!
Aproveite a presença de todos em casa!
Você sabe o que seus filhos assistem na TV? E eles, sabem o que você assiste? Essa é uma pergunta simples para a gente entender que, na verdade, as famílias estão precisando se conhecer melhor. Conheça o mundo das crianças, entenda por que seu filho é apaixonado por dinossauros ou por que sua filha fala inglês melhor do que você.
A correria tem permitido cada vez menos aos pais e filhos compartilharem gostos, histórias e experiências, e isso pode ser prejudicial para todos. Partindo da pergunta ali acima: que tal aproveitar esse momento para desacelerar, sentar ao lado do seu filho no sofá e conhecer seus personagens favoritos? Mostre a ele os desenhos que você assistia e os gibis que lia quando era criança, descubram gostos em comum, criem vínculos, é isso que realmente significa a qualidade do tempo juntos.
Mais do que ter muitas horas livres, o ideal é você fazer valer cada hora que estiver com os pequenos, mesmo que não sejam muitas. Temos certeza de que cada um desses momentos vai valer a pena e render ótimas histórias!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO