EM 19/03/2021 AS 14:00

Páscoa divertida: decorações e brincadeiras para fazer com as crianças

A Páscoa é uma das datas favoritas entre a criançada, por ser um dia de muita alegria, cores e comidas gostosas! Então, já que vamos passar essa Páscoa em casa com a família, que tal criar um clima bem especial e divertir os pequenos com brincadeiras temáticas? Confira as ideias para se inspirar e adaptar!

Deixe a casa bem bonita!
A parte mais legal das decorações é que você pode criar enfeites com o que tiver em casa, sem gastar muito, apenas com carinho e criatividade! Convide as crianças e trabalhem juntos nas ideias, o resultado serão horas de muita diversão para todos, deixando a casa toda festiva e personalizada!
Osterbaum: A famosa “árvore de Páscoa”, muito presente na cultura germânica, também é uma ótima opção para decorar a casa com estilo! Ao contrário da árvore de Natal, a Osterbaum é composta por galhos secos enfeitados por casquinhas de ovos pintadas pela família, e há várias versões que você pode criar em casa mesmo, basta procurar tutoriais na internet para se inspirar!
Potinhos temáticos: Uma decoração se torna especial pelas pequenas coisas, aqueles detalhes que fazem a diferença – então, que tal reaproveitar os potes de maionese, geleia e outros alimentos para enfeitar cada cantinho? As crianças vão adorar ajudar na pintura dos potinhos e na decoração com temas de Páscoa, como pompons, orelhinhas, carinhas de coelhos ou cenourinhas em EVA. Pode caprichar no glitter sim!
Almofadas e bandeirinhas: Que tal investir em capas de almofadas com temas de Páscoa? Se você tiver boas habilidades manuais, dá para criar as próprias capas inspiradas em coelhinhos, ovos coloridos, rabinhos com pompom e tudo mais que a sua imaginação permitir! Para decorar os cômodos, as bandeirinhas de tecido são ideias super simples e que deixam o ambiente bem bonito e alegre. Você pode criar varais de bandeirinhas com temas de Páscoa ou apenas seguir um modelo e recortar vários tecidos coloridos, dando a ideia de vida e alegria que combina super bem com a ocasião.
Guirlanda de coelhinho: As decorações de porta são ótimas para deixar a casa no clima festivo da Páscoa, e uma forma simples de montar uma guirlanda temática de coelho é reaproveitando um chapéu de palha. Basta usar orelhinhas de pelúcia, pompons e outros detalhes para montar o seu lindo coelhinho e mostrar para todo mundo a alegria da sua família com essa data!
Arranjo com ovinhos pintados: Os ovos são um símbolo forte da festa de Páscoa, então por que não usá-los na decoração de forma bem criativa? Peça para a criançada pintar os ovos com cores bem alegres e use a criatividade para criar arranjos com eles. O arranjo pode aparecer como centro de mesa, decorando algum móvel ou completando a decoração dos cômodos.
Brincadeiras para os pequenos se divertirem na Páscoa
Que tal deixar a entrega dos ovinhos de Páscoa mais lúdica e divertida para a criançada? Confira algumas ideias de brincadeiras para essa data tão especial:
Corrida com ovo de Páscoa na colher: Que tal aproveitar aqueles ovinhos pequenininhos e resgatar a clássica corrida do ovo na colher? Ganha a criança que cumprir todo o percurso da prova em menos tempo sem derrubar o ovinho da colher. Você pode personalizar a brincadeira de acordo com a idade e habilidades motoras de cada criança, por exemplo, deixando que eles levem a colher na mão (e não na boca, como sugere o jogo original) ou colocando obstáculos no caminho dos maiorzinhos para deixar a competição mais justa.
Caça aos ovinhos: Essa brincadeira é super popular na Europa e Estados Unidos, e funciona como uma “caça ao tesouro”. A ideia é você esconder vários ovos coloridos pela casa e ir dando pistas para que as crianças encontrem os ovinhos. No final, a criança que tiver mais ovos em sua cestinha Páscoa será a vencedora. A partir dessa ideia, vale usar toda a sua criatividade para dar personalidade ao jogo, como criar mapas, espalhar pegadas de coelho pela casa para as crianças seguirem ou propor desafios a cada pista, por exemplo.
Coelhinho detetive: Uma versão “personalizada” da brincadeira clássica de detetive. Faça vários papeizinhos com o nome de animais, dobre e distribua entre os jogadores, que não podem revelar sua “identidade”. Em um deles, coloque o “coelho”. Quem tirar o papelzinho “coelho” deverá piscar para os demais, mas de forma discreta. Sempre que alguém receber a piscadela, deverá comer um bombom e dizer qual animal é. Ganha a criança que descobrir quem é o coelho, recebendo ovos de Páscoa como prêmio!
Além dessas, várias outras brincadeiras podem tornar o dia de Páscoa mais divertido. Com uma pintura facial bem bonita e orelhinhas de feltro, por exemplo, a clássica corrida de sacos pode se tornar uma verdadeira corrida de coelhinhos! Dá para criar oficinas de pinturas de ovos, teatrinhos de fantoche contando histórias de Páscoa, brincar de pular bem alto como os coelhos e tudo o mais que os pequenos queiram fazer, tudo sem grandes investimentos e sem precisar sair de casa, mostrando que a Páscoa em família pode ser super divertida e cheia de emoções para todos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO