EM 16/10/2020 AS 12:07

Outubro Rosa: uma campanha importante para todos

Você já deve ter percebido que, quando chega outubro, o cor-de-rosa toma conta de várias logos de marcas, monumentos, fachadas de empresas, publicidade na mídia, etc., né? Mas você sabe o que significa a campanha ou qual sua importância? No post de hoje, trazemos todas as informações necessárias para a conscientização dessa causa tão especial.

O que é?
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
História do Outubro Rosa
O movimento pela conscientização e luta contra o câncer de mama começou a surgir em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen promoveu a primeira Corrida pela Cura, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para as pesquisas da instituição. A ideia de distribuir laços rosas aos participantes tornou-se um ponto marcante da ação, e logo o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de moda e vários outros eventos – mas, apenas em 1997, as empresas começaram a promover atividades voltadas diretamente ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
Hoje em dia, ações relacionadas ao chamado Outubro Rosa são realizadas em vários lugares do mundo. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais referentes à saúde das mulheres também costumam ser reforçadas durante o mês.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. Desde 2011, acontecem também campanhas sobre o câncer de colo do útero em vários lugares.
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando acontece uma alteração de algumas moléculas do DNA, causando uma multiplicação das células anormais. Esse fenômeno é responsável por gerar o cisto, que pode se tornar um caso mais sério de câncer de mama, dependendo do seu tamanho e da precocidade com que for descoberto – por isso os exames de prevenção, como a mamografia, são tão importantes! Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer de mama bem cedo aumenta as chances de cura em até 95%.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em um ano, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição desses números é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância do tema, sendo o carro-chefe da campanha Outubro Rosa.
Homens também podem ter câncer de mama! Apesar de representar apenas 1% do total de casos, a verdade é que homens também podem desenvolver a doença. Geralmente o câncer de mama se manifesta após os 60 anos ou em casos com histórico familiar..
O Grupo Kyly apóia a campanha Outubro Rosa, abraçando o cor-de-rosa, acolhendo igualmente a todas as pessoas e orientando para a conscientização sobre algo tão importante para a saúde, principalmente das mamães!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO