EM 28/12/2012 AS 10:00

Os melhores alimentos para crianças

Bom-dia, papais e mamães! Tudo bem?

Alimentação é um assunto que diz respeito a crianças e adultos, porém, quando é com a garotada, devemos tratar com ainda mais responsabilidade. Os hábitos dos nossos filhos devem ser acompanhados desde o momento que o bebê passa a ingerir outros alimentos além do leite. Para saber que comida devemos evitar ou oferecer trouxemos dicas para vocês prepararem uma refeição deliciosa, equilibrada e saudável para seu pequeno.

Há itens que parecem inofensivos, mas que pedem atenção. O mel, por exemplo, pode conter uma bactéria que causa botulismo e seu consumo deve ser evitado até os dois anos de idade. A carne de fígado, embora muito recomendada por conter ferro e vitamina D, deve ser bem cozida para eliminar possíveis toxinas.

Agora vamos aos “vilões”, como refrigerantes, balas, salgadinhos, bolachas, catchup, cereais matinais, nuggets de frango e batatas fritas. Estes alimentos contêm níveis altíssimos de sódio, gorduras saturadas e açúcares que causam obesidade infantil, diabetes e hipertensão arterial. O consumo excessivo destes itens pode comprometer o desenvolvimento sadio dos baixinhos.

Já na lista dos alimentos super-heróis e que têm passe livre na mesa da garotada estão as seguintes opções:

Mirtilo e abacate

O primeiro é uma frutinha rica em antioxidantes que afastam o risco de câncer e é ótima para ser consumida enquanto a criança brinca ou faz alguma atividade. O segundo, repleto de gorduras “boas” (monoinsaturadas) chama atenção pelo seu formato divertido que atrai as crianças e auxilia no bom crescimento delas. Além da ingestão in natura, experimente incluir estas frutas fazendo um bolo feito com mirtilo ou uma guacamole, espécie de pasta mexicana com abacate amassado, tomate e cebola.

Batata-doce e brócolis

O brócolis conta com vitaminas e minerais responsáveis por cuidar da pele e da visão das crianças, e vai bem como a salada do dia ou acompanhando massas. Já a batata-doce é uma raiz supernutritiva carregada de betacaroteno, vitamina E, vitamina B6, potássio e ferro, que você pode acrescentar cortada em cubos ao feijão ou fazê-la refogada. Falando em feijão, a nossa próxima dica é...

Feijão e leguminosas

Estes pequenos grãos saborosos são ricos em fibras e produzem o açúcar bom para o sangue. Ao liberarem glicose de forma lenta, ajudam a estabilizar a energia e o humor da garotada. O feijão preto em especial, tão comum na nossa culinária, é sempre recomendado como uma fonte de ferro. Sirva o feijão com legumes cozidos ou refogados, como acompanhamento de carnes e carboidratos.

Atum e salmão

Estes peixes estão cheios de ômega-3, uma daquelas gorduras saudáveis que auxiliam no desenvolvimento do cérebro e na boa saúde do coração. Experimente diferentes formas de consumi-los, desde crus em sushis e sashimis ou assados com tempero de azeite de oliva e limão. Procure comprar filés para que a criança não seja surpreendida com espinhas. Para fazer um delicioso sanduíche na hora do lanche, aproveite a praticidade dos enlatados que também têm seu valor nutritivo.

Iogurte

Este laticínio é sempre bem visto pelos baixinhos. Mas além de ser gostoso, é um grande amigo do organismo por ser uma fonte de cálcio, vitamina B, zinco e fósforo. Para refrescar o verão, pique algumas frutas e misture com iogurte do sabor de sua preferência. Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador. A criançada vai adorar se refrescar com estes picolés nutritivos e saborosos.

Ovos

Contêm proteínas e uma alta concentração de colina - um nutriente vital para o desenvolvimento cerebral em crianças pequenas. É um dos alimentos mais versáteis que se conhece, pois pode fazer parte de muitos pratos. Mas atenção na hora de fritar ou cozinhar o ovo: a gema deve ser bem durinha para evitar o risco de contaminação pela bactéria Salmonella, que causa febre, vômitos e diarreia.

O legal é ter uma conversa aberta com a criança e explicar exatamente como cada alimento age no nosso corpo, fazendo com que os próprios pequenos entendam os riscos que comer mal provoca e a necessidade de se alimentar direitinho. E claro que dá pra liberar de vez em quando um refrigerante, um hambúrguer ou uma guloseima.

Os fins de semana estão aí pra gente aproveitar. ;)

Até mais!

(Fontes 1, 2, 3)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO