EM 11/05/2018 AS 11:57

Os cuidados na hora de brincar de maquiagem

Imitar os adultos é um comportamento natural das crianças. E quando elas observam sua mãe se maquiando logo vem a vontade de fazer igual. Quando elas são pequenas, até os 3 e 4 anos de idade, a maquiagem costuma ser apenas uma brincadeira na frente do espelho, tanto para as meninas quanto para os meninos, e até o resto da família acaba sendo maquiada, inclusive os papais!



Converse com a criança sobre a maquiagem

Quando as meninas estão mais crescidinhas, elas começam a querer se maquiar “de verdade”. Neste ponto é fundamental ter a mediação dos pais para que a maquiagem não ultrapasse os limites da infância, deixando de ser algo saudável para ser tornar uma adultização precoce. Converse sempre com a criança! É por meio do diálogo que você vai conseguir compreender melhor o que se passa com ela e guiá-la para uma relação mais consciente com a maquiagem.

O importante é encontrar um meio termo entre os valores que quer ensinar à pequena e o que ela deseja neste momento. A maquiagem pode, então, entrar como parte da brincadeira entre as meninas, mas não deve ser levada a sério.


Use produtos indicados para as crianças

Os produtos desenvolvidos para adultos e até mesmo as maquiagens comercializadas como brinquedos contêm uma grande quantidade de conservantes, corantes e fixadores. Portanto, procure produtos indicados para o uso infantil aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma maquiagem infantil de qualidade é aquela que sai facilmente com água. Além disso, é importante que os produtos sejam produzidos com ingredientes atóxicos e hipoalergênicos. O rótulo deve possuir indicações de segurança específicas, incluindo a indicação da faixa etária de uso do produto.


Fonte: MdeMulher e Leiturinha



comments powered by Disqus


COLEÇÃO