EM 14/09/2022 AS 08:34

Os cinco sentidos do bebê

Como funcionam os cinco sentidos nos bebês?

Não há nada mais lindo do que acompanhar o pequenino descobrindo o mundo à sua volta, né? Para isso, eles contam com os cinco sentidos do corpo humano: visão, audição, olfato, tato e paladar. O bebê já nasce com esses sentidos desenvolvidos, mas, aos poucos, cada um deles vai ganhando novos graus de amadurecimento, ficando mais estáveis e precisos, para garantir o melhor entendimento de tudo o que a criança está prestes a explorar!
Desde a barriga da mamãe?
Sim, o tato já está desenvolvido desde a sexta semana de gestação, sendo assim o primeiro sentido dos bebês.
Depois que nasce, o pequenino começa a perceber novas sensações envolvendo toques, texturas, temperaturas e outros estímulos do mundo “aqui fora”, mas a primeira sensação de uma criança é o aconchego da mãe!
Confira agora como funciona e como evolui cada um dos cinco sentidos para os pequeninos:
Tato: eu posso sentir!
O sentido do toque é o primeiro a ser desenvolvido pelos pequeninos, já nas primeiras semanas de gestação. Nessa fase, ele já começa a sentir o contato entre seu nariz e lábios com o líquido aminiótico. Ao longo da gravidez, o tato vai se aperfeiçoando, e, quando o bebê nasce, passa a ser um dos principais meios de comunicação com o mundo aqui fora. Por isso que o colo, o carinho e outras formas de contato através da pele são tão importantes, porque é a forma mais eficiente de transmitir amor e segurança aos pequenos!
Audição: estou ouvindo a mamãe!
O segundo sentido desenvolvido pelo bebê é a audição, por volta do terceiro mês de gravidez. Nessa fase, eles já conseguem ouvir os batimentos cardíacos da mãe, sua voz e alguns sons externos. Por isso recomendamos que a mãe ouça músicas e leia em voz alta para o pequenino ainda durante a gravidez, pois é assim que surgem os primeiros vínculos entre mãe e filho. Depois que nasce, a criança já está ouvindo perfeitamente, mas ainda não sabe identificar os sons que a rodeiam, afinal, é tudo novidade! Com o tempo, a partir dos três ou quatro meses, o bebê se familiariza com certos sons, começa a conhecer a voz da mãe e de outros membros da família.
Olfato e paladar: explorando novas sensações
Sabia que os pequeninos conseguem sentir cheiros ainda na barriga da mamãe, por volta da 28ª semana de gravidez? Depois que nasce, ele começa a diferenciar e classificar os odores que já reconhece, principalmente o cheirinho da mãe e do pai quando estão em contato com ele.
Já o paladar também se desenvolve na reta final da gestação, mas vai se tornando mais interessante para o bebê somente a partir dos seis meses de vida, época em que as frutas e papinhas passam a fazer companhia para a amamentação como fonte de alimento, estimulando o pequeno a conhecer novos sabores a cada dia, uma atividade bem divertida!
Visão: enxergando um mundo lindo e colorido!
A visão é o último sentido que as crianças desenvolvem. Isso acontece porque o sistema visual é um dos únicos a não receber nenhum tipo de estímulo quando os bebês ainda estão dentro do útero da mãe. Mesmo após o nascimento, os pequenos costumam não enxergar muito bem, vendo o mundão aqui fora meio embaçado. Além disso, os recém-nascidos passam muito tempo com os olhinhos fechados, porque a luz também é novidade para eles.
Por volta do primeiro mês, eles passam a enxergar uma distância de 30 cm. Nos meses seguintes, conseguem movimentar melhor os olhos, acostumando-se à claridade e às muitas cores e formas que conhecem a todo momento – porém, somente aos seis meses, começam a fixar melhor o olhar e controlar a própria visão, mostrando um maior amadurecimento. Com cerca de um ano de idade, a criança passa a distinguir as cores, e a visão está mais organizada em profundidade e orientação.
Todos são importantes!
Juntos, os cinco sentidos ajudam as crianças a descobrirem o mundo de forma natural, e, durante a primeira infância, todos eles ainda estão em fase de amadurecimento (alguns mais adiantados do que outros). Esse entendimento é importante para que possamos oferecer os estímulos adequados a cada momento, contribuindo assim para o desenvolvimento sadio dos pequeninos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO