EM 05/04/2018 AS 15:09

Os benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

As crianças se interessam por música desde quando estão no ventre da mamãe. Depois de crescidos os instrumentos musicais podem despertar maior curiosidade e o desejo de aprender a tocá-lo, trazendo uma série de benefícios importantes para o seu crescimento.

Aprender a tocar um instrumento pode trazer autoconfiança, pois, a cada passo dado no aprendizado, a criança sente que pode fazer aquilo e passa a confiar mais em si mesma. Outro ponto importante é a paciência, afinal, não se aprende a tocar do dia para a noite, é uma lição que exige uma certa caminhada.

Aprender música ajuda no desenvolvimento cerebral

Além disso, o contato da criança com a música desde a primeira infância pode ajudar em seu desenvolvimento cerebral. O que músicos e educadores já percebem em seu dia a dia trabalhando com crianças agora faz parte do resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Concórdia, no Canadá. Segundo os dados, pessoas que começaram a estudar música antes dos 7 anos apresentam conexões neurais na idade adulta diferentes daquelas que começaram seus estudos musicais mais tarde.

A idade certa para começar

Em geral, estima-se que a idade mínima para começar a aprender guitarra e violão, por exemplo, seja entre 6 e 7 anos. Antes disso, a criança não tem maturidade física para tocar o instrumento: as mãos são pequenas e um pouco desajeitadas para pressionar as cordas com precisão nas casas. A partir de 8 anos, a criança dispõe de maturidade física e intelectual suficiente para conseguir se concentrar durante 15 a 20 minutos ao realizar uma atividade.

Deixe a criança escolher o instrumento

É muito importante deixar a criança explorar a música livremente desde cedo, seja tocando um instrumento, explorando os sons, cantando ou dançando. Isso permite uma abordagem lúdica do universo musical até chegar o momento que ela irá escolher seu instrumento preferido, de forma livre e divertida.

Fonte: Revista Crescer, Just Real Moms e SuperProf.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO