EM 27/08/2018 AS 17:15

Os benefícios de animais de estimação para as crianças

Quem tem um animal de estimação sabe que o peludo é como se fosse um membro da família. A alegria que o animal traz ao ambiente é extremamente benéfica para a relação familiar, principalmente quando tem uma criança pequena em casa.

Os benefícios são variados, como a responsabilidade, pois um animal de estimação requer cuidados, e estes cuidados orientados pelo adulto, estimulam a autonomia. Dar comida, medicar, brincar, limpar suas necessidades e até passear com o animalzinho ajuda no desenvolvimento de responsabilidade da criança. Sem contar que a partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.

Na escolha da raça, pesquise o máximo que você conseguir sobre a personalidade dos cães e gatos, e tente bater com a de seu filho e a de sua família. Por exemplo, para crianças pequenas, os cachorros de raças menores, como yorkshire e shih tzu, são boas opções. Mas os de grande porte, como labradores, golden retriever e boxer também são extremamente dóceis e brincalhões.

E por falar em idade, não tem o momento certo para presentear seu pequeno com um amiguinho. A partir dos 3 anos de idade, a criança começa a associar as responsabilidades e ajuda a cuidar do bichinho de estimação, porém a supervisão de um adulto é sempre necessária. Alguns fatores facilitam a interação entre a criança e o animal como o fato de crescerem juntos. Em casos de cachorros pode haver ciúmes da parte do animal caso o bebê nasça depois e a atenção passe a ser dividida. Assim, a melhor saída é ter paciência e tentar fazer com que o “irmão mais velho” entenda que deve respeitar a criança. Deve-se tratar como companheiro, amigo ou até cúmplice de aventuras e descobertas da criança pois é assim que ela mesma passa a enxergar o animal.

O ideal é tirar todas as dúvidas e pedir dicas sobre o que é mais indicado para cada caso com um especialista como um veterinário de confiança, afinal a segurança e a qualidade de vida do animal e da família devem estar acima de tudo.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO