EM 24/05/2018 AS 13:43

O que fazer para proteger as crianças no inverno

Quando chegam os dias frios do inverno é preciso redobrar a atenção com as crianças para evitar as temidas gripes e outras doenças respiratórias. Porém, é possível minimizar os efeitos tomando algumas atitudes simples. Vamos a algumas dicas?


Reforço na alimentação

Mantenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes como o ômega 3 e vitaminas. Legumes e frutas alaranjadas, como manga, cenoura e abóbora, além de folhas escuras, como brócolis, espinafre e agrião, são excelentes fontes de vitamina A. Já frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, tangerina, abacaxi, além de kiwi e morango, fornecem vitamina C em quantidades diárias mais que suficientes. Para aumentar a imunidade do organismo, alimentos como lentilha, arroz integral, gengibre, banana, abacate, galinha, gema de ovo e nozes são carregados de vitaminas do complexo B. Sem falar no alho, que é antitussígeno — ajuda a acalmar a tosse e combater sintomas de doenças crônicas nas vias aéreas.

Hidrate as crianças

Manter a hidratação por meio do aumento da oferta de líquidos e também hidratando com frequência nariz, olhos e pele é muito importante.

Evite aglomerações

Evite levar as crianças, especialmente os bebês, a lugares que tenham números exagerado de pessoas, com aglomerações. Neste período, as defesas do organismo estão baixas e eles podem não resistir a gripes ou resfriados.


Umidificar sempre

O inverno também é uma época seca, portanto, você também pode umidificar os ambientes para evitar irritações de pele e mucosas.

Mantenha a casa limpa

Mantenha o ambiente limpo e arejado. A limpeza diária da poeira com pano úmido, a troca frequente da roupa de cama e a abertura das janelas durante o dia propiciam melhor circulação do ar e eliminação de partículas. Evite também deixar brinquedos, como ursinhos de pelúcia, por exemplo, expostos e acumulando pó.

Evite a friagem

Ainda para evitar que a gripe chegue para ficar, resguarde os pequenos de passeios, saídas ou brincadeiras ao ar livre em horários de baixa temperatura, como o início da manhã, cair da tarde, noite e madrugada, principalmente por conta do sereno. O mesmo vale para saídas após o banho.


Valorize a amamentação

A amamentação, no mínimo, até o sexto mês de vida é recomendada mundialmente e fornece nutrientes e anticorpos essenciais para proteger a criança de gripes e resfriados.

Vacinação em dia

A imunidade fica em risco no inverno, por isso é importante também manter a vacinação das crianças em dia. Deste jeito, os pequenos ficarão mais resistentes e fortes.

Pediatra em primeiro lugar

Sabemos que as receitas caseiras são uma mão na roda para quem está precisando cuidar rapidamente da saúde das crianças. Mas, o indicado é sempre levar ao pediatra as crianças que apresentarem complicações na saúde.

Fonte: Revista Crescer, O Globo e Vila Mulher


comments powered by Disqus


COLEÇÃO