EM 23/10/2020 AS 09:54

Noite de massas: uma diversão deliciosa!

Uma das formas mais divertidas de passar um tempo junto com a criançada é levar todo mundo para a cozinha e preparar as receitas favoritas da família! Então, já que estamos mais tempo em casa, que tal brincar de restaurante e organizar uma noite de massas com os pequenos? Eles vão adorar!

Receitas simples e saborosas para fazer em família
Tortinha salgada de massa de pastel: Uma receita bem prática para servir como entrada ou aperitivo na sua noite de massas. Você pode escolher o recheio que quiser e até criar uma receita doce para servir como sobremesa!
Ingredientes:
Massa de pastel
1/2 xícara (chá) de bacon
1/2 cebola
1/2 xicara (chá) de milho cozido
2 colheres (sopa) de cheiro-verde
1 colheres (sopa) de amido de milho
100ml de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de parmesão
2 ovos levemente batidos
Como fazer: Frite o bacon na própria gordura, adicione a cebola, em seguida o milho e o cheiro-verde. Junte o amido e misture bem. Acrescente o leite e mexa até formar um creminho grosso. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe esfriar. Quando a mistura estiver fria, junte o parmesão e os ovos e misture novamente. Coloque a massa de pastel na forma, preencha com o recheio e leve para assar e 200ºC até dourar, entre 8 e 15 minutos. Rende de 6 a 10 unidades.
Pizza de frigideira: Em uma noite de massas, a pizza tem que estar presente, né? Olha essa receita fácil, diferente e deliciosa para fazer com os pequenos!
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de manteiga
1 colher pequena de sal
1 copo de leite morno
Como fazer: Misture tudo em uma travessa com as mãos. Caso não encontre o ponto certo, adicione mais farinha até desgrudar a massa das mãos. Separe 4 bolinhas de massa. Abra-as separadamente na frigideira. Asse somente um lado até o ponto desejado. Vire a massa. Desligue o fogo. Coloque molho de tomate. Cubra o molho com mussarela, rodelas de tomate e orégano. Asse agora o outro lado. Tampe para que o queijo derreta, e aí é só servir!
Macarrão colorido: Para conquistar de vez o coração da criançada!
Ingredientes:
4 ovos
Corante alimentício em gel
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400g)
3 colheres (chá) de sal
Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Água para cozinhar a massa
Sal a gosto
Como fazer: Em uma tigela, bata os ovos com o corante até dissolver. Em outra tigela, misture os secos (a farinha e o sal), depois acrescente os ovos com o corante. Em uma bancada enfarinhada, sove a mistura até formar uma massa homogênea e elástica. Se você tiver uma máquina de fazer massa, utilize-a. Caso contrário, estique a massa e corte-a com uma faca no estilo talharim (em tiras fininhas). Em uma panela, leve para ferver a água com uma pitada de sal. Cozinhe a massa até ficar al dente. Importante lembrar que massas frescas cozinham mais rápido do que as secas. Você pode incrementar a receita com um molho branco bem gostoso à base de cream cheese e parmesão ou até polvilhar o macarrão com glitter comestível na hora de servir, para ficar ainda mais colorido!
Pão de queijo simples: Hummm, nada melhor que um pão de queijo bem quentinho e saboroso para quem prefere uma comidinha mais prática!
Ingredientes:
800 g de polvilho azedo
1 xícara de água
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
100 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Como fazer: Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal. Adicione o polvilho aos poucos até dar liga. Pode ser que você não precise usar os 800g, então coloque devagar e sove a massa até soltar da mão: esse é o ponto. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem. Unte as mãos e enrole bolinhas pequenas e disponha em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.
Lembre-se: ao cozinhar com as crianças, alguns cuidados devem ser tomados:
- Não permitir que os pequenos cheguem perto de fogões quentes ou acesos;
- Manter as crianças longe das panelas quentes, mesmo depois de saírem do fogão;
- Não deixar as crianças perto de objetos cortantes ou perigosos.
Passar um tempo com a criançada na cozinha, além de muito divertido, pode ser também educativo, ensinando noções básicas de organização, matemática e medidas, responsabilidade, seguir listas, culturas de outros lugares e trabalho em equipe – e todo mundo pode ajudar! Os menorzinhos podem ajudar a separar as vasilhas e ingredientes que serão usados ou até colocar a mão na massa mexendo as misturas, enquanto os maiores podem ler as instruções, aprender alguns processos simples da culinária como enrolar bolinhas de massa ou até controlar o tempo do forno. O resultado será uma experiência deliciosa para todos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO