EM 05/03/2021 AS 10:26

Melhores brincadeiras para um dia de sol!

Para a criançada, a melhor parte do verão é a liberdade de poder brincar ao ar livre, curtindo o sol, a natureza e conhecendo melhor o ambiente em que vive. Mesmo sem sair de casa, dá para se divertir muito nos dias de sol inventando brincadeiras no jardim, na calçada de casa, na piscina ou naquele gramado atrás da casa onde é sempre fresquinho. Confira algumas ideias de brincadeiras super simples para os pequenos curtirem ainda mais os dias de sol e calor!
Exploração do quintal para bebês
Uma ideia legal para manter os pequeninos ocupados em um dia de sol é deixá-los livres para explorarem a área em volta de casa – sempre com supervisão, é claro. Ensine eles a sentirem o cheiro diferente de cada flor, como cada uma tem uma cor, um tamanho, um formato, etc. Deixe que eles rolem na grama, atirem pedrinhas ou estudem a complexa estrutura de uma piscina inflável. Apenas fique alerta o tempo todo, para que os pequeninos não se machuquem com espinhos das flores, farpas soltas, pedrinhas pontudas ou insetos do quintal.
Para os grandinhos, brincadeiras com ciência!
A ciência permite muitas brincadeiras perfeitas para o lado de fora, e os pequenos adoram experimentar e aprender. Façam juntos um vulcão de argila e criem uma erupção de verdade dentro dele, ou usem soluções para mudar a cor de uma flor, criem competições com bolinhas de sabão, etc. Tem vários tutoriais na internet de experiências super divertidas que a família toda pode fazer, sendo também um ótimo jeito de passar um tempo de qualidade juntos.
Jogo da velha gigante!
Que tal trazer para fora algumas brincadeiras de “dentro de casa”? Com uma fita crepe, você pode traçar as linhas cruzadas (#) do irresistível jogo da velha em um cantinho da garagem ou na calçadinha em volta de casa, de forma que caiba um prato de papel em cada espaço. Pegue alguns pratinhos descartáveis, pinte X em alguns deles e O em outros e pronto, o jogo fica gigante, moderno, interativo e vai estar sempre ali para os pequenos brincarem!
Gincanas, esportes e desafios
Parece óbvio, mas às vezes nos esquecemos de como as crianças adoram atividades cheias de agitação e com um toque de competitividade. Pais e filhos, formem duplas e vamos nos divertir!
Se o espaço em volta de casa for maior, dá para fazer torneios de futebol, basquete, corridas em volta de casa, boliche com garrafas pet e até as clássicas brincadeiras de gincana, como cabo de guerra e a corrida do ovo na colher, tudo bem simples e improvisado – isso acaba dando um charme caseiro bem especial para o momento, além de manter o clima familiar para as crianças.
Se tiver pouco espaço, não tem problema! Leve os jogos de tabulero para a mesinha da varanda, brinquem de Imagem e Ação, etc., o importante é se divertir ao ar livre e curtir o dia de sol!
Caça ao tesouro no quintal
Brincar de seguir pistas e achar tesouros dentro de casa, revirando os armários e gavetas, já é bem divertido, mas levar essa agitação para o lado de fora é ainda melhor! Você pode esconder pistas entre as flores, atrás de árvores, pendurar nas janelas dos quartos, até a garagem ou a borda da piscina podem ser usadas. O tesouro, já que estamos brincando em um dia de sol, pode ser um picolé geladinho, um suco com cookies bem gostosos ou até um banho de mangueira para todo mundo se o desafio for terminado antes do prazo.
Brincadeiras com arte
Que tal arranjar várias tintas coloridas que saiam com água e fazer uma pintura gigante na parede, ou giz colorido para desenhar nas calçadas? As possibilidades para usar a arte em brincadeiras do lado de fora são muitas, desde esculturas com argila no quintal até barquinhos de papel para brincar na piscina ou descobrir novas formas de desenhar e pintar, usando gravetos, pedras, folhas, etc.
Uma ideia legal para surpreender os pequenos é a pintura viva no muro. No comecinho de um banho de mangueira, quando tudo e todos ainda estão secos, peça pra eles se posicionarem encostados em algum muro seco com uma pose (com os braços abertos ou um deles dobrado, por exemplo) e "passe a mangueira de frente. Quando eles saírem, ficará o formato da posição deles na parede, que eles poderão decorar, alterar usando a água em volta ou esperar secar para fazer tudo de novo!
E aí, gostou das ideias para se inspirar? Então é hora de soltar a criatividade e tornar os dias de sol ainda mais divertidos, curtindo o verão e brincando ao ar livre sem precisar sair de casa!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO