EM 26/03/2021 AS 15:26

Mão na massa: receitas deliciosas para fazer com a criançada!

As crianças crescem, mudam e se desenvolvem um pouquinho a cada dia, por isso elas adoram ver como as coisas à sua volta também se transformam! A semente que se transforma em árvore, a lagartinha que se transforma em borboleta, a argila que pode se transformar em mil coisas depois de moldada, tudo isso desperta o encanto dos pequenos – e com a culinária não é diferente, afinal, como pode uma mistura de farinha, ovos, leite e fermento se transformar em um bolo? Aproveite a companhia das crianças em casa para cozinharem juntos!

Por que cozinhar com as crianças?
Preparar receitas em família é uma ótima forma de aprofundar os vínculos entre pais e filhos, além de ser uma experiência divertida para todos, gerando boas risadas e boas histórias! Enquanto cozinha, a criança aprende sobre seguir instruções, concentração, pesos e medidas, trabalhar em equipe, ter paciência e valorizar o trabalho, não só o resultado, além de ver uma utilidade prática para as aulas de matemática.
Mesmo os pequeninos com 4 ou 5 anos já podem ajudar, separando os utensilios, polvilhando queijo ralado ou até “afofando” a massa, por exemplo. As crianças adoram sentir as texturas e perceber como vão mudando, então a experiência de cozinhar acaba sendo super rica para elas!
Agora é só escolher a melhor receita!
A união perfeita: pirulito de biscoito! (receita nível “fácil”)
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso
1 pacote de biscoito maria (200g)
3 xícaras (chá) de chocolate ao leite fracionado derretido
Modo de preparo: Passe doce de leite em um lado dos biscoitos, coloque palitos de sorvete e feche com outro biscoito. Banhe os biscoitos no chocolate derretido, escorra o excesso e decore a gosto. Espete em um isopor, deixe secar e sirva. Sem forno, sem perigo, só gostosuras!
Muffin Misto-quente, para todas as horas! (receita nível “fácil”)
Ingredientes:
3 fatias de pão de forma sem casca
5 fatias de queijo muçarela
5 fatias de presunto
1 colher (café) de orégano
2 ovos
½ lata (ou caixinha) de creme de leite sem soro
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.
Modo de preparo: Pique o pão em cubos. Corte em pedacinhos o presunto e a muçarela e junte ao pão. Misture os ovos com o creme de leite e o orégano. Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Junte aos demais ingredientes. Se preferir, coloque em forminhas para cupcake ou forminhas de empada. Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC por cerca de 15 minutos e pronto, um lanche bem quentinho e gostoso para qualquer momento!
Seu filho não quer comer frutas? Que tal um pavê com morango e suspiro? (receita nível “fácil”)
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite (300g)
1 pacote de biscoito champanhe (180g)
3 xícaras (chá) de morangos picados
2 xícaras (chá) de chantilly pronto
2 xícaras (chá) de minissuspiros
Morangos inteiros para decorar
Modo de preparo: Despeje o leite condensado em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo. Assim que começar a ferver, cozinhe por 2 minutos e tire do fogo. Misture o creme de leite. Em um refratário médio, intercale camadas de biscoito, de creme e de morango, terminando em biscoito e creme. Espalhe o chantilly e o suspiro. Decore com morangos inteiros e leve à geladeira por 2 horas antes de servir. Delícia, né?
Pizza de pão, uma ideia rápida e deliciosa para as crianças (receita nível “fácil”)
Ingredientes, para 6 porções:
6 pães tipo libanês do tamanho de uma frigideira com 20 cm
6 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
6 fatias de presunto cru
1 cebola cortada em anéis finos
150 g de queijo muçarela ralado
200 g de flores de brócolis
12 dentes de alho
6 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Modo de preparo: Essas pizzas podem ter pedaços de presunto cru ou de tomates, abobrinhas ou berinjelas. Espalhe uma colher de sopa de molho de tomate em cada pão, espalhe os anéis de cebola, algumas flores de brócolis, os dentes de alho amassados e queijo de acordo com o gosto de cada um. As crianças geralmente preferem a combinação de presunto com tomate e queijo, mas você pode adicionar manjericão fresco e variar nos recheios e coberturas conforme preferir. Aqueça uma pizza de cada vez no forno alto por 5 a 10 minutos. O legal é ir preparando e comendo, uma refeição mais dinâmica e que pode ser preparada a qualquer hora!
Rápido e delicioso: bolo de caneca de chocolate com doce de leite (receita nível “fácil”)
Ingredientes:
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de fermento em pó
4 cubos pequenos de doce de leite de corte
2 colheres (sopa) de doce de leite cremoso
Modo de preparo: Em uma tigela, junte o ovo, o leite, o óleo, o chocolate, a farinha, o açúcar e o fermento. Bata com um batedor de arame até ficar homogêneo. Coloque em uma caneca de cerâmica com capacidade para 300ml, distribua o doce de leite e deixe que afunde sozinho. Leve ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos ou coloque em uma fôrma e leve ao forno convencional médio, preaquecido, por 15 minutos. Espalhe o doce de leite cremoso sobre o bolo e sirva, super doce e saboroso!
Pão de queijo super simples (receita nível “fácil”)
Ingredientes:
400g de polvilho doce
400g de queijo parmesão ralado
2 caixas de creme de leite (400g aproximadamente)
Óleo para untar
Modo de preparo: Em uma vasilha, junte o polvilho doce, o parmesão e misture. Adicione o creme de leite, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa homogênea e firme. É necessário que o creme de leite seja adicionado aos poucos, para não perder o ponto da massa. Retire porções pequenas da massa e modele bolinhas. Coloque, uma ao lado da outra, em uma fôrma grande untada e leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida. As crianças vão adorar fazer bolinhas de massa e depois comer o resultado!
Para os dias de calor, brownie recheado com sorvete! (receita nível “médio”)
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 xícara (chá) de sorvete de flocos amolecido
500g de chocolate ao leite fracionado picado
Margarina para untar
Modo de preparo: Derreta a manteiga e o chocolate ao leite picado em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione a farinha, o chocolate em pó, os ovos, o açúcar e o bicarbonato, mexendo até obter uma massa homogênea. Despeje em uma fôrma de 30cm x 22cm, untada e forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até assar. Espere amornar, desenforme e corte em quadrados de 5cm x 5cm. Corte os quadrados ao meio no sentido do comprimento e recheie com uma porção do sorvete. Coloque um palito de sorvete no centro do docinho e leve ao congelador por 2 horas. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e banhe os brownies, escorrendo o excesso. Disponha sobre papel-manteiga e leve ao congelador por mais 20 minutos antes de servir.
Lembre-se de que cozinhar em família é muito divertido, mas é fundamental ficar sempre de olho nas crianças e manter os pequenos longe de fogões, panelas, objetos que possam quebrar ou causar ferimentos, como facas, objetos muitos pesados ou muito quentes. Com a colaboração de todos, vocês vão criar refeições incríveis e, quem sabe, até descobrir um novo hobbie! Bom apetite!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO