EM 30/11/2020 AS 09:40

Mala de maternidade: como organizar?

Chegou a hora, o bebê vai nascer! Começa aquela correria misturada com nervosismo e um pouco de pânico, tudo precisa estar pronto para a mamãe e para a chegada do pequenino! Para evitar pelo menos um pouco dessa confusão, que tal deixar a mala de maternidade pronta com antecedência, organizando com calma tudo o que é preciso levar para o hospital? O post de hoje traz dicas sobre o que levar e como preparar tudo, para que a futura mamãe se sinta mais segura com um ponto a menos para se preocupar.

Dicas gerais para a organização da mala de maternidade
As roupas do bebê e da mamãe devem estar bem lavadas, passadas e higienizadas, para garantir toda a segurança no ambiente da maternidade.
O ideal é deixar a mala pronta a partir das 32 semanas de gravidez para evitar stress e correria, além de garantir que nada será esquecido.
É importante levar na mala roupinhas para frio e para calor, afinal, vocês vão passar pelo menos 24 horas na maternidade depois do parto, e, nesse tempo, o clima pode mudar.
Levar também duas mantas e um cobertor, para garantir que seu bebê ficará aquecido e confortável nos primeiros momentos de vida.
A escolha da maioria ds roupas depende da estação em que a criança vai nascer. Se forem dias frios, é bom ter mais casaquinhos e cobertores na mala.
Algumas maternidades fornecem fraldas e pomadas para assaduras. Se o local que você escolher não fornece, será preciso incluir esses itens na mala também.
Separar tudo em saquinhos identificados com nome, sejam fraldas, roupas do bebê, produtos de higiene pessoal seus ou da criança. Assim, quando alguém for procurar para te ajudar com os cuidados, será mais fácil de encontrar.
Fazer cada saquinho com um kit de roupas já prontas do bebê, com body, calça, meia e macacão. Com isso, ao pegar o saquinho, já terá tudo certinho para vestir o seu bebê.
As mamães também devem pensar nelas na hora de organizar a mala da maternidade, afinal enquanto o bebê estiver lá, você ficará com ele.
Não há necessidade de a mala ser muito grande, e sim prática, versátil e o mais leve possível, para estar sempre por perto sem ocupar muito espaço e ainda facilitar o manuseio por várias pessoas.
Evite levar itens de decoração, roupas de cama ou de passeio, a não ser que seja muito necessário.
Antes de colocar um monte de coisas na sua mala, lembre-se de conferir com a maternidade quais itens são sugeridos por eles, pois as peças ou quantidades podem variar de um local para o outro.
É importante para a mamãe levar roupas bem confortáveis (se possível, abertas no peito para amamentação), além de vários pares de roupas íntimas, absorventes, pantufas, roupão, necessaire com produtos de higiene, sutiãs de amamentação e uma roupa bem legal para a saída vitoriosa da maternidade.
A mala pronta deve estar em um local bem acessível e fácil de lembrar. Já pensou entrar em trabalho de parto e esquecer onde guardou a mala da maternidade?
Deixar os documentos pessoais e de pré-natal já prontos e separados, afinal, o momento de ir para a maternidade pode ser inesperado.

O que não pode faltar na mala de maternidade?
Para a mamãe
2 camisolas com abertura na frente para a amamentação
Roupas íntimas confortáveis
Absorventes higiênicos
Xale ou manta
Pantufas ou chinelos
Um par de meias quentes
Almofadas e sutiã de amamentação
Artigos de higiene pessoal e cosméticos
Loção corporal ou óleo de massagem
Hidratante labial
Roupa confortável para ir para casa
Arquivo/notas do hospital
Plano de parto (se tiver)
Para o bebê
3 macacões de corpo inteiro que se fecham na frente
Meias, luvas e gorro
Roupa para ir para casa, incluindo um gorro e um cobertor
Cerca de 20 a 30 fraldas para recém-nascidos (tamanho “RN”)
Toalhinhas umedecidas
Para quem estiver acompanhando a mamãe
Lanchinhos
Uma muda de roupas confortáveis para o dia
Pijamas para a noite
Artigos de higiene pessoal
Calçados confortáveis
Câmera (ou celular) e carregador
Documentos que são exigidos pela maioria das maternidades
RG/CPF ou Carteira de Habilitação da mamãe e do acompanhante
Carteirinha e autorização do plano de saúde, se tiver
Carta do seu médico, cartão do pré-natal ou cartão da gestante
Últimos exames feitos durante a gestação
Plano de parto, se tiver feito
Assim que o bebê nasce, existe um período de adaptação, reconhecimento e conexão com a mamãe, com outras pessoas e com o mundo aqui fora, que é cheio de novidades! Como esses primeiros momentos se passam no hospital, longe do lar da família, é a mala da maternidade que vai garantir os itens básicos para essa familiarização da forma mais natural possível, por isso ela é tão importante!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO