EM 16/02/2018 AS 14:34

Macarrão mais nutritivo para as crianças

Fácil, barato e nutritivo. O macarrão é um dos pratos favoritos das crianças.

Apesar de ser uma fonte de carboidrato e energia, é importante que esteja acompanhado de uma fonte de proteína (como carnes ou ovos) ou alimentos ricos em vitaminas e minerais (como legumes e verduras) para uma refeição equilibrada e completa.

O molho da massa pode e deve ser incrementado, para ficar mais nutritivo e saboroso


Criatividade na hora de fazer o molho!

O frango, por exemplo, é uma proteína importante para o desenvolvimento saudável da criança e pode ser acrescentado ao macarrão.

Assim como os temperos (cebola, cebolinha, alho, manjericão, tomate, abobrinha, pimentões e outras leguminosas) podem ser adicionados a massa facilmente. Todas essas opções deixam o molho mais espesso e o prato muito mais saboroso e colorido.


E se tiver cara feia para os temperos ou, como ouvimos "verdinhos", a professora Fernanda Corrêa, docente do curso de Nutrição, da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, dá algumas sugestões:

“Para deixá-lo ainda mais nutritivo, adicione ao cozimento alguns legumes ou verduras, e carne ou frango. Ou, depois de pronto, coloque iscas de frango ou de carne grelhada”.

E ela ainda acrescenta: “cozinhar os legumes, como a cenoura e a batata, com a água do macarrão não faz com que ele absorva os nutrientes, pois ficam na água”.


Massa integral é melhor?

Comparado ao tradicional, o macarrão integral é rico em fibras e contém mais nutrientes. “Por isso, sempre que possível, substitua o tradicional pelo integral”, orienta Fernanda.

Infos do Terra.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO