EM 13/05/2013 AS 08:00

Jardinagem para crianças

Cuidar do jardim de casa é uma ótima oportunidade para as crianças entrarem em contato com a natureza e aprenderem mais sobre o meio ambiente. É por isso que hoje nós vamos ensinar algumas dicas de jardinagem para os pequenos colocarem a mão na massa.

Para começar, ensine ao seu filho como esta atividade era feita antigamente, quando ainda não existiam as ferramentas apropriadas. Separe uma pedrinha pontuda e um graveto para cavar, um pote de barro com água e uma sementinha. Depois, explique para o baixinho que ele deverá usar a pedra e o graveto para plantar a semente, e o potinho de água para regá-la.
Feito isso, é hora de praticar com os utensílios próprios para jardinagem. Hoje em dia, existem kits especiais para as crianças no mercado, com pazinhas e garfinhos. Um par de luvas para proteger as mãos também é muito importante.

Com o material em mãos, agora vamos aprender como deixar o solo fértil. Escolha um pedacinho de terra e peça para o seu filho verificar se o espaço escolhido está livre de ervas-daninhas. Se não estiver, ajude-o a removê-las com o auxílio das ferramentinhas. Retire também as pedras grandes e adicione o adubo para que a terra fique bem nutrida. Se encontrarem alguma minhoca, ótimo! Conte para ele o quanto elas são essenciais para a fertilização do jardim, pois ajudam na decomposição das folhas, frutos e tudo mais.
Pronto, o terreno está preparado! Agora, cave um buraquinho com o tamanho suficiente para caber a sementinha ou a muda, se for o caso. Tape bem e regue com um pouquinho de água. Aí é só esperar a semente brotar e a plantinha crescer. :-) Vai demorar alguns dias, mas a expectativa também faz parte do processo. Oriente a criança para observar o jardim e anotar em um caderninho o processo de crescimento da planta. Espécies frutíferas são uma ótima opção, pois além de acompanhar o seu desenvolvimento, os pequenos também poderão se alimentar dos frutos quando for a época. E este será um grande aprendizado. ;-)

Antes de plantar a sua nova amiguinha, certifique-se que o local escolhido receba mais de seis horas de luz do sol por dia e que o terreno seja plano, próximo a fontes de irrigação, ok?
Ah, também não podemos deixar de explicar sobre os beija-flores, borboletas, pássaros e outros insetos que convivem em harmonia no nosso jardim e se alimentam do néctar das flores, das frutinhas ou até das próprias plantas. Todos eles são muito importantes para o ecossistema.

As lições aprendidas com essa atividade servirão para a vida toda. Seu filho estará mais consciente sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e os cuidados com a natureza. As crianças são o futuro do nosso planeta, então, nada melhor do que ensiná-las a cuidar bem dele, não acham? ;-)

(Imagens: Google Images)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO