EM 10/05/2021 AS 14:26

Irmãos: dicas para o quarto compartilhado entre meninos e meninas!

Se você tem filhos de ambos os sexos, já deve ter percebido o quanto é importante (e às vezes difícil) estimular a comunicação saudável e a boa convivência entre eles, né? É na infância que criamos os laços familiares mais profundos, e ter um irmão-amigo para descobrir o mundo junto com a gente é a melhor experiência!

Para incentivar essa convivência mais íntima entre as crianças, um quarto compartilhado é uma ótima ideia, até porque, nem sempre há a opção de oferecer um quarto individual. Por isso, o post de hoje traz ideias para tornar esse ambiente completamente divertido e personalizado, tanto para o menino quanto para a menina.
Quando devemos optar por um quarto compartilhado?
A ideia de dividir o quarto entre o menino e a menina parece prática e divertida para os pais, mas lembre-se de que, com o passar dos anos, vão surgir diferenças entre eles e seus interesses não serão mais os mesmos, o que pode gerar problemas entre os dois na hora de dividir um espaço tão íntimo. Portanto, pense bem sobre isso, elabore alternativas e converse com eles frequentemente para saber como está a convivência e a “vida” de cada um no quarto.
Outro ponto que deve ser observado pelos pais é a diferença de idade entre os irmãos. Se o mais velho já tinha o quarto só para si e agora terá que dividir, é importante explicar a ele o motivo e permitir que ele participe da organização nova do quarto, aceitando suas opiniões sobre decoração, cores, móveis e respeitando sua preferência por algum espacinho que já é especial.
Se a diferença de idade for maior do que cinco anos, o ideal é que os filhos fiquem juntos até o mais velho chegar à adolescência, quando provavelmente vai querer um quarto só seu, dando ao mais novo uma carga inédita de responsabilidade que também é super importante.
Quando as idades são diferentes, é normal que o filho mais novo se espelhe no mais velho e, na hora de dividir o quarto, esse pode ser um ponto positivo. Isso acontece porque o caçula vai desenvolver de forma mais rápida e natural seu senso de individualidade e responsabilidade.
Conforme vão ficando mais velhos, é importante que os pais pensem na ideia de cada um ter o próprio quarto, para poderem imprimir sua personalidade e horários sem as discussões de sempre, além de assumirem responsabilidades individuais pelo espaço. Caso não seja possível oferecer um quarto para cada um, deve ser feita uma divisão clara do espaço do menino e da menina, para que os dois se sintam confortáveis no quarto – é sobre isso que falaremos a seguir:
Dicas para dar personalidade ao quarto dos irmãos
Quando se trata de meninos e meninas, geralmente as preferências de cada um são bem diferentes. Por isso, é importante pensar com cautela e criatividade, direcionando as escolhas da decoração de modo geral para um tema neutro na parede e no piso, mas com toques de personalidade em cada cantinho!
Uma ideia, que as crianças vão gostar é usar a cor favorita de cada um e decorar partes do ambiente com cada cor, além de tapetes, cortinas, brinquedos, pôsteres, adesivos coloridos para identificar os espaços de formas criativas, etc., sempre tomando o cuidado de manter a harmonia na distribuição de cores, móveis e itens.
Se quiser criar uma divisão bem definida, que tal usar uma estante de prateleiras como “parede” no meio do quarto? Além de delimitar o espaço pessoal de cada um, vai dar mais privacidade aos dois e ainda manter o quarto organizado, com tudo nas prateleiras de um lado e do outro. Você também pode usar cortinas, biombos, etc., o importante é usar a criatividade e criar dois espaços aconchegantes em um quarto só!
Se optar por um beliche para ganhar área livre no quarto, lembre-se de que eles são móveis muito importantes para o quarto dos irmãos! Além do ganho de espaço para o dormitório, que geralmente não é muito grande, ainda ajuda a organizar o cômodo, algo importante para evitar a bagunça rotineira no quarto. Como bônus, a ideia do beliche cria um vínculo forte entre os irmãos, com a ideia de dividirem a mesma cama, mesmo que cada um tenha seu espaço. Para dar um ar mais divertido e personalizado, cada andar do beliche pode ser customizado, com roupas de cama, cores e decorações de acordo com o gosto do menino e da menina.
Se o menino e a menina tiverem idade próxima, uma dica legal é criar um espaço próprio para brincadeiras. É importante que os irmãos convivam em harmonia na infância, e um cantinho no quarto para eles brincarem juntos é a melhor forma de estimular o surgimento de uma amizade entre os dois.
O quarto de uma criança é o seu lugar seguro, seu próprio mundinho de diversão e atividades. Por isso, ter um quarto aconchegante e confortável para dividir com o irmão ou a irmã é super importante para fortalecer os laços de amizade e família entre os dois, afinal, é como abrir seu mundo para outra pessoa conhecer. Com o quarto compartilhado, eles vão passar mais tempo juntos, conversando, brincando e descobrindo coisas um do outro; quando você menos esperar, vai perceber que as brigas diminuíram, e os dois já estarão se protegendo nas broncas e se ajudando nas tarefas da escola!
Dividir o quarto com o maninho ou a maninha é uma forma de parceria que eles levarão na memória para toda a vida, junto com as brincadeiras, histórias e lembranças vividas ali!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO