EM 11/09/2018 AS 14:28

Importância da rotina para a criança

Você sabia que criar uma rotina para criança desde cedo colabora para que ela cresça mais confiante e independente? Por isso, é muito importante que a família crie hábitos e algumas regras no cotidiano dos pequenos.

Saber que depois da soneca tem o lanchinho, ou que antes de dormir tem a história, faz com que os pequenos se sintam menos ansiosos. E isso ajuda com coisas do dia a dia como por exemplo, de se despedir quando os pais vão trabalhar, não se tornam momentos tão difíceis, pois eles entendem que vão voltar, isso ocorre também com a creche. Quando chegar a fase da adolescência, vai ser mais tranquilo estabelecer os horários de estudos e de obrigações, como ajudar a família nas atividades da casa.

Dicas para estabelecer uma rotina em casa:


Fique atento aos horários

É importante que os pequenos tenham horário para acordar, brincar e dormir, seguir a rotina do horário faz com que o pequeno se acostume e faça sem perceber. E para mostrar isso a ele de forma divertida, coloque um quadro de horários com desenhos, mostrando como será a ordem do seu dia, isso trará mais segurança para ele.

Espaços organizados

Ter um ambiente organizado auxiliará os pequenos. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:


Hora de alimentar

É saudável fazer as refeições em família sentados à mesa e aproveite o momento para conversar com ela e criar pratos inovadores.



Hora de dormir

Hora de dormir é a primeira ideia de rotina dos pequenos, eles precisam saber a diferença entre o dia e a noite. Para o sono da noite é necessário que os pais realizem uma “higiene do sono”, como um ritual. Pode ser um banho relaxante, seguido de uma história. O quarto deve estar pouco iluminado e sem barulho.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO