EM 30/04/2020 AS 09:45

Hora de Comer: como tornar esse momento divertido e interessante?

Hora de Comer: como tornar esse momento divertido e interessante?
Todos sabemos que a boa alimentação é importante para o desenvolvimento das crianças, mas, às vezes, conseguir que os pequenos se alimentem da forma certa, na hora certa e na quantidade certa acaba sendo uma missão quase impossível para os pais. É preciso incentivar os bons hábitos desde cedo, mas, como fazer isso?
Algumas estratégias lúdicas podem tornar esse processo de aprendizado mais divertido para as crianças, mesmo as maiorzinhas. Olha só:
Pratos alegres e coloridos!
Um prato bonito e colorido sempre atrai os olhos e o paladar, por isso, o incentivo visual é muito importante. Mas, calma! Não precisa ser nada complicado ou trabalhoso! Você pode, por exemplo, cortar frutas e legumes em formatos de desenhos, decorar os pratos de formas divertidas e até criar histórias tendo os alimentos como personagens. “Brincar” com a comida traz os alimentos para o universo das crianças, além de tornar a hora de comer mais divertida.
Ofereça miniaturas de alimentos!
Uma forma de cativar a criança visualmente é por meio de alimentos em miniatura, que fazem com que a refeição fique com cara de brincadeira, preparada especialmente para ela. Assim, use cenouras, batatas e folhas do tipo “baby” para agradar o seu pequeno. Outra dica legal são os ovinhos de codorna! Use a criatividade e teste todos os alimentos, em combinações lúdicas e divertidas.
Envolva os pequenos no processo!
Até mesmo os adultos passam a gostar mais dos alimentos quando precisam ir ao mercado, escolher, comprar, temperar e cozinhar a própria comida, né? Então, o mesmo funciona para as crianças: participar do processo de produção das refeições em casa faz com que elas se identifiquem com o resultado e, assim, criem mais gosto pelos alimentos.
Assim, permita que as crianças ajudem no preparo da comida (de acordo com a idade, é claro), aproveitando esse momento para ensinar a elas de onde os alimentos vêm e algumas curiosidades sobre eles. Deixe que as crianças escolham itens do cardápio, selecionem frutas para o suco ou decorem seus próprios pratos. Isso vai tornar a hora da refeição um momento de integração da família, e com certeza o resultado terá um gostinho especial!
Faça um piquenique!
Mudar o ambiente de vez em quando com certeza ajuda a despertar o apetite da criançada. Diga que vocês vão fazer um piquenique, coloque a mesa no quintal ou na varanda, crie um clima descontraído, como em um passeio ao parque, e ative a imaginação dos pequenos. A ideia é super simples, e, com o tempo, as próprias crianças vão pedir por outro piquenique.
Música, para animar e estimular!
Que tal transformar o momento das refeições em uma ocasião especial? Coloque a música preferida das crianças na hora de comer e deixe que a emoção e a magia as envolvam. Músicas trazem alegria e boas lembranças, e logo os pequenos vão ficar tão animados que podem limpar o prato sem nem fazer caretas. Aliás, essa ideia pode funcionar em conjunto com todas as outras!
Educação alimentar é importante!
Aos poucos, reduza o consumo de salgadinhos, comidas instantâneas ou congeladas, biscoitos industrializados, entre outros alimentos ultraprocessados. Se a criança não tiver esses produtos em casa, não vai se acostumar a consumi-los com tanta frequência. Evite também produtos com muitos conservantes, sal e corantes artificiais. Além de prejudicar o paladar, esses alimentos atrapalham a saúde e a formação do hábito da alimentação saudável.
Tenha o cuidado de não proibir, apenas reduzir o acesso, afinal, a ideia é fazer com que a criança escolha naturalmente os alimentos que são melhores para a sua saúde. A proibição radical só deixará os pequenos com mais vontade ainda de comer o que não podem, além de, a longo prazo, poder prejudicar sua saúde mental e o relacionamento com os pais.
Além da redução no consumo de certos alimentos, você também pode fazer substituições:
Trocar açúcar refinado por açúcar mascavo ou demerara.
Sorvete por picolés naturais de frutas ou banana congelada batida.
Pipoca de micro-ondas por pipoca de panela.
Sucos de caixinha por água saborizada e sucos naturais de frutas.
Queijo amarelo por queijo branco.
Sobremesa tradicional hipercalórica por salada de frutas.
Bolachas recheadas por biscoitos integrais.
Pão branco por pão integral.
Seja o exemplo!
O exemplo é a sua principal ferramenta para ensinar e demonstrar como se alimentar de forma equilibrada e como apreciar a hora das refeições como um momento importante e prazeroso do dia. Se você mantiver bons hábitos, respeitar os horários e mostrar a importância de comer bem, as crianças vão entender automaticamente que isso será bom para elas também, e vão criar os mesmos bons hábitos naturalmente. Ter essa preocupação e aplicar as ideias sugeridas é uma excelente maneira de demonstrar carinho e comprometimento com a saúde dos seus filhos.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO