EM 13/03/2024 AS 10:45

Hora da diversão! 10 brincadeiras incríveis para as festinhas das crianças

Balões, música, pratinhos, bolo, sorvete, lembrancinhas... planejar uma festa infantil hoje em dia não é tarefa fácil, afinal, a criançada está cada vez mais exigente, sabendo exatamente o que quer para celebrar algum momento especial – mas vamos combinar que a parte das brincadeiras é uma delícia de imaginar, né? Desperta aquela nostalgia boa, dá até vontade de brincar junto!

Vai ter festa por aí? Então aproveite o post de hoje para se inspirar com nossas dicas, além de 10 ideias de brincadeiras para a galerinha se divertir muito e criar lembranças incríveis desse momento!

O que devemos considerar ao escolher as brincadeiras da festa?

Além do tema, da decoração e dos docinhos, as brincadeiras também são um ponto importante em qualquer festinha, pois manter as crianças entretidas é uma missão e tanto! Então, procure sempre considerar alguns pontos antes de definir as brincadeiras:

A festa será em local aberto ou fechado? De dia ou de noite? Definir o local e horário da festinha antes de escolher as atividades é fundamental, já que algumas brincadeiras precisam de mais espaço ou são perigosas para fazer no escuro. Atenção também para o solo, pois, em atividades com risco de a criança cair no chão, é melhor brincar em um gramado ou um piso emborrachado.

Pense em quem vai brincar: é importante escolher brincadeiras que sejam adequadas para a idade e o interesse dos convidados. Se a festinha for grande e contar com grupos de crianças de todas as idades, é legal oferecer opções de atividades para todo mundo se divertir.

Escolha com cuidado! Além de entreter, as brincadeiras também podem ser uma forma de educar as crianças, ensinando-lhes valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe. Escolha brincadeiras bem ativas dentro dessas propostas e o resultado vai ser incrível!

Não fuja da realidade! Ao escolher as brincadeiras para a festa infantil, é importante considerar o tamanho do espaço, a quantidade de crianças e o orçamento disponível. Mas, relaxa: várias brincadeiras clássicas, simples e divertidas podem ser feitas com pouco ou nenhum investimento!

Dê um voto de confiança aos pequenos! Ofereça várias opções de atividade e deixe as crianças escolherem as brincadeiras que preferem. Os pequenos adoram saber que você está confiando no seu poder de decisão.

Menos telas = mais diversão!Com a popularização dos tablets, celulares e videogames entre as crianças, encorajar a socialização com outras crianças vem se tornando uma questão super importante, onde os pais e responsáveis têm a função de promover brincadeiras em grupo, sem telas, criando conexões reais.

As brincadeiras longe das telas são ótimas para promover a interação, a criatividade, a inteligência e a coordenação motora dos pequenos, além de funcionarem como um exercício físico divertido!

As 10 brincadeiras que não podem faltar na festinha

Chegou a hora da diversão! Confira nossas sugestões para uma festa infantil inesquecível:

1. Quem sou eu
Funciona da seguinte maneira: devem ser escritos nomes de personagens famosos em pedaços de papéis, os quais serão colados com uma fita na testa de cada criança, representando quem elas serão. A cada rodada, cada criança faz uma pergunta sobre o seu personagem. “É mulher?” “É de um desenho animado?” “É um vampiro?”, e assim por diante, para receber dicas e tentar acertar. O último a acertar seu personagem, perde.

2. Caça ao tesouro

Esconda pequenos tesouros (podem ser guloseimas ou brinquedinhos) pela área da festa e dê pistas para as crianças encontrarem. Uma aventura emocionante para pequenos exploradores!

3. Closet de fantasias

Uma arara com fantasias, capas, chapéus, perucas coloridas, acessórios, plumas e tiaras pode ser a grande diversão da criançada na sua festinha! Os pequenos adoram se fantasiar e representar personagens, e vocês podem até criar uma peça de teatro improvisada, que tal?

4. Corrida de sacos

Clássica e infalível! Organize uma corrida de sacos e veja quem chega primeiro à linha de chegada. Uma competição saudável e cheia de risadas, até os adultos vão querer brincar!

5. Batata quente

Essa pode ser feita até com os menorzinhos, a partir de 3 ou 4 anos; é uma brincadeira clássica que nunca sai de moda! Passe uma “batata quente” (pode ser uma bola, um ursinho, etc.) de mão em mão ao som de uma música e veja quem fica com ela quando a música parar. Quem fica com a batata quente, vai sendo eliminado da competição, até que reste apenas o campeão!

6. Dança das cadeiras

Mais uma daquelas brincadeiras clássicas que você vai querer brincar junto! Coloque cadeiras em círculo, ligue uma música bem animada e convide as crianças a dançarem ao redor delas. Quando a música parar, todos devem correr para se sentar – mas sempre tem uma cadeira a menos!

7. Circuito de obstáculos

Brincadeira mais recomendada para crianças maiores, que já gostam de um desafio mais elaborado. Monte um circuito com obstáculos simples, como cadeiras, cones, bambolês e túneis de tecido. As crianças vão adorar se aventurar nesse desafio!

8. Gincana de água

Para os dias mais quentes, uma gincana com atividades aquáticas é sempre uma ótima opção! Prepare brincadeiras como corrida com balões de água, jogar bola na piscina ou corrida de barquinhos de papel.

9. Brincadeiras com arte e culinária!

Além dessas brincadeiras, você também pode oferecer pequenas oficinas de pintura, desenho, escultura, entre outras, além de noções básicas de culinária para a criançada fazer uma baguncinha divertida com a mão na massa, decorando cookies ou fazendo seus próprios cupcakes! Essas atividades são uma ótima forma de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

10. Pintura Facial

Disponha de tintas atóxicas próprias para o rosto e pinceis. Permita que as crianças escolham desenhos ou padrões para serem pintados em seus rostos, transformando-se em seus personagens favoritos ou criando designs únicos, que só eles entenderão o que é.

Qual roupa para tanta diversão?

Para garantir que os pequenos estejam confortáveis, alegres e estilosos durante as brincadeiras (e fotos!) da festinha, pode contar com a coleção de Verão da Kyly, repleta de looks super versáteis e cheios de tendências para os dias mais quentes do ano.

Com tantas ideias e nossos looks cheios de alegria, a diversão está garantida!
Nos acompanhe nas redes sociais, siga no instagram: @kylyoficial

comments powered by Disqus


COLEÇÃO