EM 29/03/2021 AS 16:48

Historinhas que ensinam lições importantes

Na infância, tudo é aprendizado; a mente dos pequenos é como uma caixa vazia pronta para ser preenchida com conhecimento – por isso é tão importante estarmos atentos ao conteúdo que eles consomem e também ao que falamos e como agimos na presença deles. Uma fonte simples e segura de aprendizado são os livros infantis, onde a criança se diverte com as histórias enquanto adquire novos conhecimentos, e o post de hoje traz algumas dicas para você.

A raiva
Editora: Pequena Zahar
Texto e ilustrações: Blandina Franco
Quem é que nunca sentiu raiva, mesmo uma raivinha à toa? Essa é a história de um sentimento que vai crescendo, crescendo até explodir e dar muito trabalho para arrumar! Uma ótima oportunidade para conversar sobre emoções e explorar a inteligência afetiva do seu pequeno.
Meu primeiro dia de aula
Editora: Nova Alexandria
Texto: Rafael Alvarenga
Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! No caminho para a nova escola, a garotinha Paula conversa com os seus pais e eles contam sobre o primeiro dia de aula quando eram crianças. Essa é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma escola nova não é ruim!
Bruno e João
Editora: Jujuba
Texto e ilustrações: Jean-Claude R. Alphen
O bullying é um dos temas centrais abordados neste livro que, com ilustrações simbólicas e um texto suave, conta uma emocionante história sobre carinho, cuidado e superação. Bruno e João são muito diferentes, mas a amizade os torna iguais.
Quero nascer de novo
Editora: Saber e Ler
Texto: Illan Brenmam
A mamãe e o papai da Sophia encontraram uma maneira bem interessante de falar sobre o irmãozinho que vai chegar para ela. Um ótimo livro para trabalhar a chegada do irmão mais novo com seu filho, onde, com muito carinho e um bom diálogo, o amor toma o lugar do ciúme.
Duas Casas e uma Mochila
Editora: Mar de Ideias
Texto e ilustrações: Sonia Mendes e Jana Magalhães
Esse livro é quase um diário. Nele, os pensamentos e conflitos de uma garotinha são transmitidos ao pequeno leitor quase que num tom confidencial. Entramos, então, em seu universo infantil, numa fase difícil de sua vida: a separação de seus pais. Sua mochila, antes pesada, vai tornando-se leve, na medida em que constrói um lar a mais, junto de seu pai.
Orion e o Escuro
Editora: Globo
Texto e ilustrações: Emma Yarlett
Nessa história, o garotinho Orion é muito esperto, mas seu medo o impede de ter uma noite de sono tranquila e feliz e de curtir outros espaços da casa. Assim, para se ver livre de seu medo, ele cria ideias mirabolantes: uma lâmpada que dure para sempre, pintar o quarto com tinta fluorescente e até capturar o sol! Até que ele se cansa de tanto medo e, muito bravo, manda o Escuro ir embora! O que ele não esperava era que o Escuro, em pessoa, iria lhe fazer uma visitinha!
Heróis à vista
Editora: Globinho
Texto: Marcio Araújo
Bóris é um cãozinho que sempre sonhou em ser herói, e seu desejo maior era se tornar um cão-guia, assim como seu pai e seu avô. Depois de muita dedicação e de ficar muito tempo longe de sua família, Bóris ganha uma missão especial: ser cão-guia de uma garotinha cega que adora viver grandes aventuras e desafios.
O que tem Dentro da sua Fralda?
Editora: Brinque-book
Texto e ilustrações: Guido Van Genechten
O ratinho quer saber: o que tem dentro da fralda do seu pequeno? Abra as abas e descubra a surpresa que é crescer! Um livro aclamado pelos pais e pequeninos que estão em processo de desfralde, abordando o assunto de maneira descontraída e acessível à compreensão das crianças.
Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020, o país perdeu 4,6 milhões de leitores adultos em quatro anos. Esse tipo de constatação é bem preocupante se pensarmos em um futuro onde as crianças provavelmente não terão o hábito de ler porque não serão incentivadas pelos pais. Por isso, ler para elas e envolvê-las no mundo da literatura desde bem cedo é fundamental. Escolha um momento todos os dias para a contação de histórias em algum lugar bem confortável, e vamos todos conhecer novos mundos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO