EM 06/11/2020 AS 10:21

Golden Hour, a primeira hora do bebê

Todos sabemos que o momento do nascimento de um bebê é super importante, mas você conhece a “golden hour” e como ela é essencial para os primeiros momentos do pequenino?

O que é?
Você talvez não conheça o termo em inglês, mas, traduzindo, o termo “golden hour” significa algo como “hora dourada” ou “hora de ouro”, significando a primeira hora de convivência da mãe com o novo bebê depois de longos nove meses de espera, tensão, expectativa e descobertas! A hora dourada é um dos momentos mais esperados pela mamãe, e é muito importante para toda a vida do recém-nascido.
Por que a golden hour é importante?
Várias atitudes simples, principalmente por parte da mamãe, tornam a primeira hora do bebê essencial para o bom desenvolvimento do recém-nascido, além de serem momentos inesquecíveis:
Para o bebê
O contato com a mãe no aconchego de seus braços, sentir seu cheiro e seus batimentos cardíacos, ajuda o bebê a relaxar durante essa transição entre o útero e o mundo aqui fora, já que é um ambiente totalmente novo e assustador. Além disso, o pequenino passa por uma mudança brusca de temperatura – do útero quentinho à temperatura ambiente, e um quadro perigoso de hipotermia pode ser evitado com o calor da pele da mãe.
Para a mãe
Ao mesmo tempo, esse primeiro contato físico após meses de espera é sinônimo de reconhecimento, aconchego e segurança para a mamãe. Nesse momento, o corpo da mãe passa por mudanças, até mesmo hormonais, e o chamado instinto materno de proteger e cuidar é despertado. É por isso que os bebês saudáveis são colocados sobre o peito da mãe depois do nascimento, para estabelecerem esse vínculo pelo tato e afeto.
Amamentação
Uma das principais características da golden hour é a amamentação na primeira hora de vida. O colostro, líquido amarelado que desce antes do leite, é muito rico em nutrientes e anticorpos, dando ao pequenino as primeiras proteções da sua vida. Nesse momento, o bebê está alerta e com os estímulos de sucção aguçados, criando o momento perfeito para que ele conheça a mãe e crie o primeiro vínculo com ela por meio da amamentação. Estudos apontam que, se essa primeira amamentação acontecer sem grandes problemas, há mais chances de o bebê se desenvolver com saúde, se alimentando só com o leite materno até os seis meses. Depois desse momento, o bebê costuma entrar em um sono profundo, que pode durar de 8 a 12 horas.
Contato pele a pele
Muito estimulado pela Organização Mundial de Saúde e diversas outras entidades, o contato entre o bebê e a mãe na primeira hora do nascimento é algo relativamente novo. Até pouco tempo atrás, o bebê nascia e o médico já o levava para longe da mãe, a fim de avaliar, pesar e fazer outros procedimentos que até são necessários, mas na maioria dos casos podem esperar, deixando esse momento mágico para que mamãe e bebê se reconheçam e se conheçam melhor.
A Golden Hour deve ser sempre encorajada, mesmo em caso de cesariana ou nascimentos prematuros, dadas às condições e os cuidados necessários em cada caso. O importante é manter o bebê junto da mãe nos primeiros momentos de vida, começando a criar uma cumplicidade e parceria que vai durar pelo resto da vida!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO