EM 14/08/2012 AS 10:04

Faça você mesmo: xilofone com garrafas de água

Olá! Você gosta de música? Hoje nós vamos aprender a fazer um xilofone usando garrafas com água. Você pode criar o seu e chamar os seus amigos para tocarem junto. Aí todo mundo se diverte. Anote aí o que você vai precisar:

• Pelo menos 5 garrafas de vidro do mesmo formato e tamanho. É importante que elas sejam iguais para a brincadeira dar certo;
• Uma varetinha e uma colher;
• Água;
• Um funil;
• Anilina de cores diferentes, uma para cada garrafinha. Se você não tiver anilina em casa, pode substituir por um pouquinho de tinta guache e até pó de gelatina.

Passo a passo:
1) Coloque as garrafas uma do lado da outra e encha a primeira delas com água até o gargalo.
2) Na segunda, coloque 2 dedos a menos de água. Faça o mesmo com as outras, colocando cada vez menos água em cada uma delas.
3) Feito isso, pingue algumas gotas de anilina de cor diferente em cada garrafinha. Misture bem com a ajuda de uma colher ou dê uma sacudida tampando o bocal para a água não escapar.
4) Pronto! Agora bata de leve em cada garrafa com a varetinha e veja como elas produzem sons diferentes, uns mais graves e outros mais agudos. Você pode até criar a sua própria música. Não é demais?

Para aprender a fazer mais coisas legais como esta fiquem de olho nos nossos próximos posts. Falando nisso, vocês viram como se faz um minitelevisor usando caixinhas de fósforo?

Até a próxima! :)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO