EM 05/04/2013 AS 08:00

Faça você mesmo: caleidoscópio

Olá, amigos! Animados para o final de semana? :-)
Hoje nós vamos aprender a fazer um caleidoscópio. Apesar de o nome ser um tanto esquisito, este é um dos brinquedos mais famosos do planeta, baseado no princípio da multiplicação de imagens por meio de espelhos. É por isso que toda vez que damos uma espiadinha dentro dele, um mundo de fantasia e cor é relevado diante de nossos olhos.

Faça você mesmo: caleidoscópio

Aliás, você sabia que este brinquedo foi inventado em 1816, pelo físico escocês David Brewster? Legal, né? Agora chegou a hora de criarmos o nosso. Vamos precisar de:

  • Um rolo de papel toalha (mas só a parte de papelão, tá?);
  • Papel espelhado;
  • Miçangas coloridas e transparentes;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cola em bastão;
  • Fita adesiva;
  • Um pedaço de plástico transparente;
  • Um pedaço de plástico fosco ou papel manteiga;
  • Papel cartão preto;
  • Papéis coloridos para decorar.

Mãos à obra:
1) Comece cortando o papel espelho em três faixas iguais. As tiras devem ter 4,3cm de largura e 21 cm de comprimento. Feito isso, una as laterais com fita adesiva formando um triângulo. Lembre-se que o lado espelhado deverá ficar virado para dentro e então, empurre o prisma no rolo de papel toalha.

2) Com os pedacinhos de plástico fosco e transparente, corte dois discos com 5,3cm de diâmetro. Eles deverão ter o mesmo tamanho da circunferência do rolo de papelão. Coloque o disco transparente dentro do tubo, encostando-o no final do prisma. Cole com a fita adesiva.

3) Com cuidado, coloque as miçangas sobre o disco transparente. Mas não exagere, pois elas precisam ter espaço para se mover, senão o brinquedo não vai funcionar como queremos, ok?

4) Posicione o disco fosco no final do tubo e cole-o com fita adesiva. Oba! Um lado já está pronto! :- D

5) Vire o caleidoscópio. Nesta outra ponta você deve colar o disco preto de papel cartão. Ele também tem que ter 5,3cm de diâmetro e um furinho no meio para conseguirmos enxergar as miçanguinhas lá dentro. Prenda-o com fita adesiva.

6) Agora que nosso brinquedo já tomou forma, vamos decorar! Solte a imaginação e enfeite seu caleidoscópio com papéis coloridos. Adesivos, purpurina e papéis de presente também valem; o que importa é ficar bonito. ;-)

Prontinho! Agora você já pode explorar este pequeno mundo encantado. Chame seus amiguinhos em casa e crie mais modelos. Vocês vão se divertir de montão!

(Fonte e imagens: Minieco)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO