EM 16/04/2021 AS 14:11

Experiências caseiras para deixar a ciência mais divertida!

Ensinar temas complexos como matemática e ciências aos pequenos não é uma tarefa fácil. Se abordado do jeito errado, o assunto pode ser visto como “chato” por eles mesmo antes de chegarem à idade escolar, o que pode até refletir em problemas nas notas. Então, que tal explorar a curiosidade infinita da criançada e explicar tudo na prática, com brincadeiras e experimentos divertidos? Aproveite o tempo em casa com seus filhos para brincar de cientista!
Confira algumas experiências simples e lúdicas para fazer em família:
Lâmpada de lava, para começar impressionando!
Pegue uma garrafa plástica transparente e encha um quarto dela com água.
Depois, complete a garrafa com óleo e espere até que ele esteja totalmente acima da água – só isso já vai despertar o interesse dos pequenos!
O próximo passo é pingar umas gotas de corante de alimentos. Como o corante tem a mesma densidade da água, ele vai mergulhar pelo óleo e mudar a cor da água lá embaixo.
Para completar, pegue um daqueles comprimidinhos efervescentes (sem cor!) e coloque dentro da garrafa. Quando chegar ao fundo, ele vai começar a liberar bolhas coloridas, que as crianças vão adorar!

Crie sua própria areia movediça!
Você vai precisar apenas de amido de milho, água, corante (opcional) e um recipiente.
Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido mais colorido, lúdico e divertido!
Quando colocamos os dedos (ou qualquer objeto) devagarzinho no líquido, eles afundam. Mas, se batemos os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura como o chão! Uma ideia muito legal para provocar a curiosidade da criançada, além de ser uma experiência sensorial bem interessante e diferente para os pequeninos.
Está chovendo dentro da jarra!
Coloque um pouco de água para ferver e, depois que ela já estiver em ponto de ebulição, transfira a água para uma jarra de vidro temperado. Feito isso, coloque um prato fundo (virado para cima) sobre a jarra.
Espere alguns minutos até que o vapor se acumule e coloque gelo na parte de cima do prato. O ar quente da jarra, quando encontrar o ar frio que está sobre o prato, vai se condensar e criar gotinhas de água, fazendo “chover” na jarra! Uma forma fácil e divertida de explicar o ciclo da água.
Queridinho das feiras de ciências: o vulcão em erupção!

Quando misturamos vinagre e bicarbonato de sódio, o resultado é uma espuma que ganha volume rapidamente e, em uma maquete bem feita, pode facilmente representar a erupção de um grande vulcão! Lembrou dessa experiência das feiras da sua infância? Então, é hora de ensinar sobre vulcões aos seus filhos!
Você vai precisar de:
Argila
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Sabonete líquido (opcional)
Corante vermelho (opcional)
Como fazer:
Crie um vulcão com a argila e forme a cratera para aplicar a mistura.
Coloque na cratera duas colheres de bicarbonato de sódio e, se quiser, duas de sabonete líquido, para um resultado mais denso e volumoso.
Adicione uma colher de corante para que a “lava” seja vermelha.
Despeje o vinagre e veja a magia acontecer!
Para quem tem um espaço legal fora de casa: que tal ter o seu próprio relógio de sol?
Pegue uma vara longa e coloque na terra de forma vertical.
Depois, use pedras, sapatos ou o que preferir para marcar a sombra criada pelo bastão. Volte a cada hora para marcar mais uma vez o novo ponto.
Faça isso ao longo do dia todo para completar o seu relógio de sol e pronto! Ah, é uma boa oportunidade para explicar na prática sobre os movimentos de rotação e translação.
Como é possível? Um ovo afunda e o outro não!
Você vai precisar apenas de dois ovos, sal, água e dois recipientes.
Encha os dois recipientes com água. Coloque sal em um deles e no outro não.
Com a quantidade adequada de sal, a densidade da água muda e o ovo flutua, enquanto o outro vai afundar. Uma experiência bem simples e lúdica para a criança entender o efeito mágico que o sal causa na água, fazendo com um dos ovos flutue.
Obs.: Outra forma de fazer é enchendo apenas um recipiente com água e colocando o ovo nele. Em seguida, coloque sal na água até que o ovo flutue; isso vai ensinar para a criança exatamente como o processo funciona.

Sabe aquele feijãozinho plantado no algodão? Então!
Isso mesmo, aquela experiência que você fez na sua infância também é super válida! E você não precisa parar nos feijões – que tal criar uma hortinha em casa com a ajuda da criançada?
A jardinagem é ótima para explicar o ciclo da vida, ver como cada plantinha vai se desenvolver de um jeito e em um tempo diferente, perceber a mudança das estações do ano e ainda aprender a cuidar da natureza, sem contar que é uma atividade relaxante e divertida para fazer em família! E o melhor de tudo é a recompensa: um suco, uma sobremesa ou uma refeição bem gostosa feita com produtos que vocês mesmos plantaram e acompanharam desde o início!
As crianças adoram aprender, só precisam ser estimuladas do jeito certo, e os experimentos científicos são ótimas formas de aguçar a curiosidade e incentivar o aprendizado dos pequenos, utilizando brincadeiras e coisas que eles já conhecem. Aproveite essa oportunidade para se divertir e passar um tempo de qualidade em casa com seus filhos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO