EM 27/06/2018 AS 10:27

Esportes mais indicados de acordo com a idade

Além de ser essencial para o bom desenvolvimento das crianças, as atividades físicas mantêm os pequenos entretidos enquanto gastam a energia que eles têm de sobra.

E a modalidade ideal também pode variar dependendo da idade e das características da criança. Confira!


Esportes para crianças de 3 a 5 anos de idade

Nessa idade, o melhor esporte que as crianças podem praticar é a natação. Neste esporte poderão trabalhar todos os aspectos importantes no desenvolvimento do pequeno, como são a coordenação, a resistência, a disciplina, e a relação entre o esforço e o resultado.


Esportes para crianças de 5 a 7 anos de idade

Nessa idade, o importante é que a criança realize vários e diferentes esportes para que possa escolher livremente depois do que mais gosta. O ideal seria que fizessem um esporte individual e outro coletivo. O individual poderia ser a natação, a ginástica desportiva ou as artes marciais (Tae-Kwon-Do, Judô) e os coletivos seriam os típicos, como o futebol, basquete, handebol, voleibol e outros.


Esportes para crianças a partir dos 8 anos de idade

Nesta idade, já é possível escolher entre os esportes de competição, que necessitam de uma dedicação maior, ou só a prática. A escola de competição exige assistência e apoio máximos, como alimentação, horários adequados, etc.


Escolher o esporte mais adequado para os filhos exige que se conheça seus gostos, suas capacidades corporais, possibilidades, seu caráter e suas necessidades:

1- Para crianças coordenadas, os esportes coletivos podem ser uma boa opção, como são o voleibol, o basquetebol, o futebol, handebol.

2- Para crianças inquietas ou nervosas, com falta de concentração, mas trabalhadoras quando motivadas, melhor que optem pelo atletismo ou a natação.

3- Para crianças perfeccionistas, com autocontrole e com capacidade de sofrimento, o melhor são os esportes individuais como a ginástica desportiva, o tênis, ou as artes marciais.

4- Para crianças fortes e com boa forma física, pode-se optar por esportes como o boxe e o rugby.

5- Para crianças muito ágeis, qualquer esporte que escolher terá êxito.


Fonte: guiainfantil


comments powered by Disqus


COLEÇÃO