EM 05/04/2018 AS 15:17

Escoteiros: lições para toda vida

Ao contrário do que muita gente pensa, os participantes do Movimento Escoteiro fazem muito mais do que acampar e vender biscoitos. Os escoteiros estão envolvidos em diversas atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de um conjunto de valores que envolvem lealdade, cortesia e educação. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos, formando cidadãos com consciência ambiental e social.


O escotismo é uma filosofia de vida que ensina o respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades. O Movimento Escoteiro foi idealizado pelo lorde inglês Baden-Powell, em 1907. O ex-general começou a ensinar a rapazes filhos de colegas do exército técnicas de trabalho ao ar livre e valores que norteiam até hoje os escoteiros.



Como ser um escoteiro?


Para encontrar o grupo escoteiro mais próximo de você, acesse o site escoteiros.org.br e informe seu estado, cidade e bairro. As atividades costumam acontecer aos sábados e os participantes precisam ter entre 6 anos e meio e 21 anos. O custo varia de grupo para grupo, mas em geral são cobradas a inscrição e uma mensalidade. No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil é a única associação autorizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro a praticar o Escotismo no país.



O Escotismo se divide em 5 ramos etários


Ramo Lobinhos: crianças de 6 a 11 anos. Nessa fase, tudo é transmitido por meio de brincadeiras. A criança começa a aprender sobre trabalho em equipe e a descobrir quais são seus interesses no universo escoteiro.

Ramo Escoteiro: adolescentes de 11 a 15 anos. Com mais independência, é a hora de acampar. São as crianças que montam as barracas e cuidam da alimentação, mas os adultos do grupo, chamados chefes, sempre acompanham.

Ramo Sênior: jovens de 15 a 18 anos. Nessa idade, o jovem é movido a desafios, por isso as atividades são mais complexas e os acampamentos, mais “radicais”.


Ramo Pioneiros: de 18 a 21 anos. O escoteiro exercita cada vez mais seu papel de cidadão e participa de ações sociais.

Fonte: Impacto Ambiental UNESP, MDEMULHER e Escoteiros do Brasil.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO